Participamos do

Barro volta a registrar baixa temperatura com 18°C, após dia de intenso calor

A menor temperatura mínima registrada pela Funceme nesta manhã foi no município de Barbalha, que teve 17.8°C observados.
11:00 | Jul. 09, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Atualizada às 11h18min

O tempo frio retorna a cidade de Barro, a 524km de Fortaleza, nesta quinta-feira, 9. O município, que fica localizado na macrorregião do Cariri, registrou 18ºC de temperatura mínima nesta manhã. Na quarta-feira, foram registrados 35.2°C. No dia anterior, a Cidade teve temperatura de 15,4°C. O POVO noticiou a oscilação de 20°C na temperatura, que de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), tem a ver com a radiação.

Segundo a Funceme, em dias com maior concentração de nuvens, é possível observar temperaturas mais amenas, já que elas podem reduzir a entrada de raios solares na atmosfera. Com isso, a superfície da terra fica menos aquecida. Esse cenário, por exemplo, foi observado na última segunda-feira, 6, em grande parte do Estado e também na Capital

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já em dias de céu limpo, como o da última quarta-feira, 8, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade, sem a presença de nuvens para bloquear a passagem. Por isso, a superfície fica mais aquecida. Por outro lado, durante a noite, também em dias sem nebulosidade, essa radiação se perde e deixa o ambiente com menor temperatura.

“Quando, pelo contrário, houver maior nebulosidade, as nuvens, durante a noite, impedem que a radiação se perca, funcionando como uma ‘tampa’, deixando assim, as temperaturas mínimas mais elevadas”, esclarece a Funceme, em nota.

De acordo com a Fundação, o pico das temperaturas máximas ocorre, em média, por volta das 14 horas. As temperaturas mínimas são comuns no início da manhã, por volta das 5h ou 6 horas. Nesta quinta-feira, 9, o Ceará tem nebulosidade variável, com previsão de céu variando entre parcialmente nublado e claro no período da tarde e à noite.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar