Participamos do

Dia do Bombeiro é comemorado no Ceará com lives pelo Youtube

No Ceará, a corporação é composta por cerca de 1.700 homens e 30 mulheres, que realizam ações de salvamento e também projetos para a comunidade
13:50 | Jul. 02, 2020
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Entre os trabalhos que o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará cumpre com afinco e compromisso está o Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade (PSBS). A atividade, realizada há 20 anos no Estado, reúne grupos em toda a Capital. “No período da pandemia, não podíamos fazer os encontros. Então vamos transmitir pela Internet as atividades nesta quinta, 2”, comemora o tenente coronel Oscar Gomes Neto. No dia dedicado aos profissionais, o Dia do Bombeiro, a corporação realiza diversas lives no Youtube.

A iniciativa dos Bombeiros ocorre porque muitos dos grupos de exercícios que existem na Capital não são adaptados para pessoas idosas ou com problemas de locomoção. Militares com formação em educação física tiveram a ideia de formar os primeiros grupos, no início dos anos 2000.

O Corpo de Bombeiros é responsável por salvamentos históricos no Estado. Um incêndio em um tanque de combustível no Terminal Marítimo do Mucuripe, em 1980, é um dos eventos marcantes destacados pelo coronel. “Meu pai também é coronel dos Bombeiros da reserva e ele conta que alguns tanques começaram a pegar fogo e que ouvia-se de longe as explosões”, recorda. Outra ocorrência de destaque foi o incêndio da sede dos Correios, no Centro de Fortaleza, em fevereiro de 2018. Dessa vez, Oscar Gomes Neto ajudou a debelar as chamas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Atualmente, são cerca de 1.700 homens e 30 mulheres a compor os quadros de agentes de salvaguarda. Eles contam ainda com um canil. “Os homens trabalham junto com os cães, que são considerados militares e se aposentam”, diz. A relação construída entre o militar e o cachorro é tão forte que boa parte dos animais são levados para a casa do agente quando chega a hora do descanso. 

A atuação das mulheres junto às equipes de comando merece destaque. No Edifício Andrea, que desabou no dia 15 de outubro de 2019, à chefia da operação foi realizada por duas mulheres da corporação: a tenente Carolina e a tenente Isabela. Elas comandam o setor de buscas e resgate em estrutura colapsada e fizeram especialização no tema em Minas Gerais.

O tema de toda a tropa dos Bombeiros, vidas alheia, riquezas salvar é levado muito a sério por cada um dos componentes. Os agentes são chamados para atender desde a retirada de animais, como vacas, de bueiros, e gatinhos, presos em árvores, até para ocorrências como a que houve no Edifício Andrea. “Tratamos todos os casos com seriedade”, comenta o coronel.

Live realizada pela manhã

Serviço

A live do Corpo de Bombeiros será transmitida a partir das 16h30min, desta quinta, 2, pelo canal no YouTube:  https://bit.ly/2NP1tZl

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar