PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Com atraso de três anos, inauguração do campus da UFC em Itapajé será em 2021, anuncia reitor

Anunciada em 2017, a obra estava prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2018

18:40 | 29/06/2020
Campus de Itapajé da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Divulgação)
Campus de Itapajé da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Divulgação)

As obras de infraestrutura no campus da Universidade Federal do Ceará (UFC) na cidade de Itapajé, interior do Ceará, serão finalizadas neste ano e a inauguração do espaço será em 2021. A informação foi dada pelo reitor da universidade, Cândido Albuquerque, na última quinta-feira, 25. Anunciada em 2017, a obra estava prevista para ser inaugurada no segundo semestre de 2018. 

Segundo Cândido Albuquerque, a instalação do campus em Itapajé, município que fica a 130 quilômetros de Fortaleza, deve ter um papel "fundamental para a região a presença da UFC. Haverá uma transformação inclusive no tecido social, na formação de tecnologia, no desenvolvimento cultural", afirmou o reitor.

Devido aos problemas enfrentados para prosseguir com as obras, no fim de 2019, o campus foi considerado como uma das prioritárias para conclusão desde que houve a destinação de 30 milhões para finalização de obras paralisadas. O valor partiu de orçamento próprio da UFC e da disponibilidade de verbas de emendas parlamentares.

Campus Itapajé

A unidade receberá o nome "Jardins de Anita" em homenagem a Anita Inará, esposa do empresário José Maria de Sousa Melo, doador do terreno. Sua estrutura comportará dois blocos de salas de aula e um teatro com capacidade para cerca de 420 pessoas. Além disso, o terreno também deve receber um salão de festas, cozinha e oito apartamentos agregados.

Até o momento, a lista de cursos conta com 10 graduações em licenciatura: Artes Cênicas, Biologia, Física, Geografia, História, Letras-Português/Inglês, Licenciatura Intercultural Indígena, Matemática, Pedagogia e Química. O objetivo é oferecer formação superior para professores da educação básica e média.