Participamos do

Registrando apenas secas fracas, Ceará teve chuvas de até 83,1 mm em maio

Sertão Central e Sudoeste do Estado ainda registram seca, mas de baixa intensidade. Ceará tem 34,8% da capacidade de seus recursos hídricos

Atualizado às 15h47min de 19/06/2020

Em maio, apenas duas regiões cearenses registraram seca, de baixa intensidade: o Sertão Central e parte do Sudoeste do Estado. Apesar da irregularidade das chuvas, as precipitações registradas no mês apresentaram grande intensidade em alguns pontos, variando de 20 mm a 83,1 mm de chuva. As regiões com maior acúmulo se concentram na zona litorâneas, enquanto as de menores localizam-se na porção sudoeste do estado.

As informações são do Monitor de Secas, que utiliza informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), e foram divulgadas na noite desta quinta-feira, 18. O Monitor apontou que, de acordo com a precipitação mensal e nos acumulados dos últimos meses, houve um pequeno aumento da área sem registro de seca no Ceará. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No Estado, a seca se apresenta com impactos de longo prazo, isso significa que seus efeitos dizem respeito a longos períodos de estiagem registrados em até dois anos atrás. Realidade se materializa em pastagens ou culturas não completamente recuperadas ou com leve dificuldade para atingir seu potencial máximo produtivo. O estudo considerou ainda que isto se comprova pelo pelo atual estado dos níveis dos maiores reservatórios do Ceará.

Recursos Hídricos

O Ceará detém, atualmente, 34,8% da capacidade de seus recursos hídricos, o equivalente a 5,15 bilhões de m³ de água. Até 18 de junho, 57 açudes haviam sangrado, tendo 25 ainda em estado de sangria. Outros 32 reservatórios registram volume acima de 90%. Por outro lado, os reservatórios Castanhão e Orós, importantes para o abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana, apresentam 16% e 27,8% de seus respectivos volumes máximos. Os dados são da plataforma de recursos hídricos da Funceme atualizados nesta quinta-feira,18, às 19 horas.

>> Com trimestre de chuvas acima da média, 49 açudes sangram no Ceará

Ao todo, são 47 açudes com acúmulo abaixo dos 30% de sua capacidade total. Estado ainda possui 11 reservatórios com menos de 5% de sua capacidade máxima e um completamente seco. No Sertão Central e extremo Sudoeste do Estado, os dois principais reservatórios também apresentam baixos índices de armazenamento de água. O açude de Banabuiú, um dos maiores do Ceará, estava com 14,7% de sua capacidade total, enquanto o reservatório do Médio Jaguaribe consta com 15,6% do volume máximo.

Funceme comunica erro

Em nota, a Funceme informou um erro na atualização do Monitor de Secas, que antes apresentava até 300 mm e não 83,1 mm de acumulado das chuvas.

Confira a nota na íntegra:

"O sumário do Monitor de Secas relacionado ao mapa do mês de maio sofreu atualização nesta sexta-feira com objetivo de apresentar maiores detalhes das variações nos níveis de seca no Ceará. Anteriormente, a narrativa apontava de acumulados de chuva variando no estado, de 20 a 300 mm, que são dados relacionados às médias mensais de municípios. No que se refere à média do estado como um todo, observado de maio foi de 83,1 mm.

É importante ressaltar ainda que o traçado do Monitor de Secas é feito com base, principalmente, em informações de déficits ou excessos de chuva em relação ao histórico da região, e não apenas nos valores de precipitação acumulada."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar