Participamos do

Marinha alerta para possibilidade de ventos de 60 km/h no litoral do Ceará

A variação nas correntes de ar poderá provocar grande agitação marítima, gerando ondas com grande altitude, caracterizando o fenômeno conhecido como "ressaca marítima"

A Marinha do Brasil alerta para possibilidade de ventos de 60 km/h no litoral cearense até o dia 19. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), a ventania é causada por uma grande variação na pressão atmosférica de sistema de ar alísios próximo ao litoral do Nordeste brasileiro. As correntes de ar circulam do Sudeste para o Leste do Ceará e nos outros oito estados nordestinos.

As regiões atingidas pelos fortes ventos são o norte de Salvador (BA) e o sul de Natal (RN), todo o litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Maranhão, principalmente na região leste de São Luís. Os ventos tiveram início nesta terça-feira, 16, e devem se estender até o fim da semana, na manhã da sexta-feira, dia 19.

A variação nas correntes de ar poderá provocar grande agitação marítima, gerando ondas com grande altitude, caracterizando o fenômeno conhecido como “ressaca marítima”. As ondas deverão se formar em alto mar, segundo previsão da Marinha e podem atingir de 3 a 4 metros de altura.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As seguintes regiões devem apresentar ondas mais fortes: Norte de Caravelas, na Bahia; litoral de Sergipe, Alagoas e da Paraíba; litoral sul de Natal no Rio Grande do Norte. No litoral Ceará, não há previsão para formação de ondas de grande porte, apesar das rajadas de vento. Ondas de menor intensidade, variando entre 2,5 e 3 metros, poderão se formar ao norte da região de Porto Seguro (BA).

O monitoramento do litoral brasileiro é feito continuamente pela Marinha. A entidade pontuou que mantém todos os avisos de mau tempo em seu site. Além disso, destacou que os alertas de previsões climáticas são feitos diretamente pela conta no Facebook.

Como outra alternativa disponibilizada aos interessados o órgão afirmou ainda que existe o aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download para sistema Android e iOS. Desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar, o aplicativo contém informações gerais sobre os principais informes meteorológicos, costeiro e também de alto mar.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar