Participamos do

Oficina virtual sobre Plano de Manejo do Cocó acontece nos dias 26 e 27 de maio

Na ocasião, será discutido diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó e do Plano de Manejo do Parque Estadual
10:17 | Mai. 26, 2020
Autor Gabriela Feitosa
Foto do autor
Gabriela Feitosa Estagiária do O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

 

A primeira oficina virtual sobre o Plano de Manejo do Cocó, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), acontece nos dias 26 e 27 de maio. O encontro nesse formato foi inaugurado após pandemia do novo coronavírus. Na ocasião, será discutido diagnóstico socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Cocó e do Plano de Manejo do Parque Estadual.

Oficina teve início às 9 horas desta terça, 26. Segundo o articulador das Unidades de Conservação do Parque, Leonardo Borralho, diagnóstico a ser apresentado é resultado do trabalho de campo realizado por pesquisadores antes do período de isolamento social.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Essa etapa do Plano de Manejo seria realizada em março, mas precisou ser readequada. Segundo Leonardo, a data de entrega do documento também deve ser alterada, por conta da pandemia. Ainda não há previsão da nova entrega, que estava marcada para julho deste ano "Estamos avaliando. O mais importante é que estamos fazendo com a melhor qualidade possível", afirma Borralho.

Além do diagnóstico, as pautas a serem discutidas nessa oficina virtual também são resultado de um formulário lançado pela Sema nas últimas semanas. Nele, movimentos sociais e outras organizações interessadas no tema contribuíram com dúvidas, sugestões etc.

Apesar de desafio por ser novidade, a expectativa de Leonardo Borralho é positiva: "A gente tem boas expectativas de conseguir mobilizar a população para que ela participe. Ficamos na expectativa de que esses momentos sirvam de aprendizado. A gente teve lives anteriores, mas essa oficina de Plano de Manejo é a primeira", conta.

A próxima etapa para definir o plano é a de zoneamento, que também deve acontecer de forma virtual, segundo o articulador. Ainda não tem data, mas a oficina desses dois dias deve encaminhar essa fase. Durante período de isolamento, apenas serviços essenciais foram mantidos na região, segundo Borralho. 

Por três dias, O POVO visitou o Cocó para mostrar como a experiência do fechamento do Parque na área das trilhas, em função da quarentena da Covid-19, influenciou o ecossistema. A suspensão de visitas deverá ser replicada em pelo menos um dia, às segundas-feiras, na unidade de conservação. Um tempo para fauna e flora descansarem do impacto humano nas trilhas. Confira a reportagem "50 dias sem presença humana no Parque do Cocó".

O que é um Plano de Manejo?

Com elaboração iniciada em dezembro de 2019, o Plano de Manejo do Parque Estadual do Cocó seria finalizado em julho deste ano, quase três anos após sua regulamentação. O Plano, orçado em R$ 720.360,00 juntamente ao projeto Pacto pelo Cocó, será dividido em quatro etapas e a promessa é de que a construção do documento conte com forte participação de segmentos da sociedade civil. Moradores da Sabiaguaba, por exemplo, acompanham a construção do "plano diretor" da Unidade de Conservação (UC).

O POVO acompanhou uma das primeiras oficinas preparatórias do plano, em janeiro de 2020. Bruna Bianca Pasquini, coordenadora de projetos da Arcadis Design & Cosultancy (Brasil), empresa responsável pela elaboração do plano explicou aos participantes, na ocasião, o que é e como está sendo pensado o projeto do Parque do Cocó.

De forma geral, o plano será um “guia norteador” da gestão do parque. É um documento técnico formulado para deixar mais explícitas as áreas que podem ser visitadas, quais são as zonas de recuperação, que ações o poder público deve tomar para adequar a área de acordo com o objetivo da Unidade de Conservação.

O Parque Estadual do Cocó não compreende somente o território de Fortaleza, mas também de outros três municípios: Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga.

LEIA TAMBÉM | Plano de Manejo do Cocó abordará zona de amortecimento reduzida


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar