PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Tendência de chuva continua no Ceará até pelo menos a quarta-feira, diz Funceme

O cenário favorável para chuvas se dá pela presença de áreas de instabilidade na região leste do Nordeste

Ismia Kariny
14:06 | 18/05/2020
Conforme a Funceme, as chuvas registradas nesta quarta-feira devem ocorrer principalmente no início da manhã.
Conforme a Funceme, as chuvas registradas nesta quarta-feira devem ocorrer principalmente no início da manhã. (Foto: BÁRBARA MOIRA)

As chuvas no Ceará devem continuar até pelo menos a quarta-feira, 20, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A semana inicia com predomínio de chuvas isoladas em maior parte do território, conforme a análise das condições de tempo realizada pela Funceme na manhã desta segunda-feira, 18.


Segundo a gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, o atual cenário se dá pela presença de áreas de instabilidade na região Leste do Nordeste. Enquanto a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal indutor de chuvas no Estado, mantém-se afastada do Ceará.


Para esta segunda-feira, a previsão é de chuvas isoladas principalmente na macrorregião Jaguaribana, segundo destaca a Funceme. Dessa forma, há a expectativa de precipitações entre os municípios mais ao Leste do Ceará, entre Icó, Fortim e Icapuí. Nas demais áreas do Estado, há possibilidade de chuva, porém, em área relativamente reduzida.


Já na terça-feira, 19, a região Centro-Sul do Ceará deverá concentrar as maiores chuvas. Segundo a Funceme, a faixa litorânea também deve ter registros principalmente entre a madrugada e a manhã. Para a quarta-feira, 20, há tendência de chuvas isoladas em todas as macrorregiões.