PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Ceará não registra chuva nesta sexta; cenário desfavorável segue para o fim de semana

A sexta-feira deve apresentar nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, céu variando de parcialmente nublado a claro

Ismia Kariny
08:32 | 08/05/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL 13-03-2020: Chuva na manha da capital cearece (Foto: Sandro Valentim/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL 13-03-2020: Chuva na manha da capital cearece (Foto: Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)

O Ceará segue com cenário desfavorável para chuvas até pelo menos o sábado, 9. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), embora as condições indiquem precipitações mais reduzidas no Estado, é esperado registro de chuva fraca e moderada na Faixa litorânea, Maciço de Baturité e região da Ibiapaba, já nesta sexta-feira, 8.

De acordo com a Funceme, as atuais condições do tempo são possíveis devido ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Nordeste. Esse sistema é o principal indutor de precipitações durante a quadra chuvosa. Pela análise dos meteorologistas, o que pode favorecer as chuvas desta sexta-feira são áreas de instabilidade oriundas de um efeito de brisa.

A sexta-feira, portanto, deve apresentar nebulosidade variável com possibilidade de chuva. À tarde e à noite, céu variando de parcialmente nublado a claro. As chances de chuva são maiores para a região Oeste do Estado, entre as cidades de Poranga e Viçosa do Ceará, onde fica localizada a Ibiapaba. E também para a região do Maciço de Baturité, mais ao Nordeste, entre Caio Prado, Itacima e Ocara. A Funceme não aponta chances de acumulados mais expressivos.

Para o sábado, 9, a tendência é de que apenas o litoral cearense fique propício a precipitações. Até as 8 horas desta sexta-feira, não havia informações de chuva no balanço parcial da Funceme. De acordo com os dados preliminares, não houve chuva no Ceará.