Alunos mais pobres devem ser priorizados para desconto em mensalidade de escolas, sugere presidente do Sinepe-CE

"Se der para todos (os estudantes), nós vamos atingir famílias que não precisam", afirmou Airton Oliveira, presidente do Sinepe-CE

Com a pandemia do novo coronavírus e o decreto de isolamento social, as instituições de ensino particulares passaram a adotar o ensino a distância como metodologia para driblar a impossibilidade de realização das aulas presenciais. Alem disso férias antecipadas foram dadas no mês de abril em 25% das escolas do Ceará, que adotaram a recomendação do Sindicato das Escolas de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado (Sinepe-CE).

LEIA MAIS | 110 municípios do Ceará estão com aulas remotas; na rede privada, 7 em cada 10 escolas

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

As medidas, apesar de ajudarem a manter o cumprimento de 200 dias letivos, não são suficientes para alguns estudantes e famílias, que se veem insatisfeitas pela falta de abatimento no valor das mensalidades. Em entrevista ao programa “Agir - Todos Contra o Coronavírus”, o presidente do Sinepe, professor Airton Oliveira, afirmou que esses descontos devem ser feitos para os casos de famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Que esse desconto estudado atenda de caso a caso. Tanto a Assembleia como órgãos de defesa do consumidor já entendem que a relação é entre escola e família. (...) Se der para todos (os estudantes), nós vamos atingir famílias que não precisam”, afirmou.

Airton ainda falou sobre a importância dos vínculos do estudante com a escola durante este período de pandemia. “A literatura aponta como importante não só para prevenir a evasão como retrocesso da educação, mas para cuidar do emocional e psicológico da criança e dos adolescentes nessa fase crítica”, afirma.

Canais de comunicação

Muitos estudantes e famílias têm reclamado da falta de comunicação adequada das instituições durante a pandemia. De acordo com Airton, a comunicação ficou reduzida, uma vez que 25% das escolas estavam de férias organizando as plataformas para o retorno no dia 4 de maio. Agora, os ambientes virtuais de aprendizagem já estão sendo funcionando.

“As famílias que tiverem dificuldade já podem utilizar WhatsApp, e-mail e telefone. Tudo isso está se resolvendo e já viramos essa página. Os canais estão funcionando bem”, afirma.

Recomendação de férias

O Sinepe-CE emitiu documento no dia de 30 de março recomendando instituições de ensino particulares a adiantarem as férias para o mês de abril. A orientação surgiu logo após os decretos estaduais nº 33.530, publicado em 28 de março de 2020; e nº 33.510, publicado em 16 de março de 2020, que determinaram o isolamento social como medida de contenção ao coronavírus.

Para a decisão foi levado em conta “a preocupação das Escolas em cumprir os 200 (duzentos) dias letivos para seus alunos” e “consulta da entidade aos mantenedores e gestores das instituições de ensino associadas sobre o funcionamento das escolas durante o mês de abril”.

O que é o AGIR

Iniciativa da Fundação Demócrito Rocha, o projeto AGIR - Todos contra o coronavírus estreou no dia 21 de abril, com a missão de informar e prestar serviço sobre o novo coronavírus. A ação conta com entrevistas em transmissões ao vivo no Facebook e quadro diário na Rádio O POVO CBN, apresentado por Cliff Villar, de segunda a sexta-feira, às 10 horas.

A partir do dia 18 de maio dez áudio-cartilhas serão veiculadas, sendo seis destinadas ao Ensino Fundamental II e quatro para o jornalismo comunitário. Além disso, na mídia impressa serão publicamos cinco cadernos especiais nos dias 8, 14, 15, 21 e 22 de maio.

Ainda serão produzidos o total de 30 episódios de podcasts de dez minutos cada, 44 webinars de uma hora de duração e 18 webdocs de três minutos.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

desconto escolas desconto instituições particulares coronavirus coronavirus Brasil casos coronavirus no Ceara casos coronavirus sintomas coronavirus idosos coronavirus tratamento coronavirus no Ceara covid-19 covid-19 no Ceara

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar