Participamos do

Parque Estadual da Risca do Meio recebe monitoramento submarino

Equipamento serve para o monitoramento de área marítima e registro de ecossistema marinho
21:57 | Abr. 20, 2020
Autor Redação O POVO
Foto do autor
Redação O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, localizado na orla do Mucuripe, em Fortaleza, foi escolhido para ser monitorado por um veículo submarino operado remotamente (ROV, na sigla em inglês). A ação conta com investimento do Governo Federal, no âmbito do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF-Mar), sendo coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema)

Também destinada à unidade de conservação está o acompanhamento de um carro 4x4 e equipamentos de mergulho para o monitoramento da Pedra da Risca do Meio, ações previstas no Plano de Manejo do Parque Estadual Marinho.

O veículo submarino poderá capturar fotografias da região marinha, o que servirá para a inspeção de cascos de navios, pontes, barragens, pesquisas sobre o ecossistema marítimo, entre outras funções. De acordo com a Sema, o equipamento será essencial para a gestão da área, com monitoramento e fiscalização da paisagem submarina da Pedra da Risca do Meio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Uma das nossas prioridades é fazer monitoramento e fiscalização da região, e uma das funções do ROV é essa. A partir do Plano de Manejo, é possível ter as diretrizes do local, o que poderá ou não ser feito, como diminuir conflitos, quais serão as diretrizes de uso sustentável do local, entre outros. O monitoramento a partir do ROV é de extrema importância para essa conseguir essas informações", explica Pedro Victor Moreira, gestor da Unidade de Conservação Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio.

Game da Pedra da Risca do Meio

A unidade de conservação foi escolhida para ser tema de um dos primeiros games lançados pelo O POVO. Trata-se do Exploronautas, jogo digital gratuito de exploração marinha e catalogação das espécies da Pedra da Risca do Meio.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar