PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Fortaleza e Região Metropolitana amanhecem com chuva nesta quarta-feira

A expectativa é que todas as macrorregiões recebem chuva nesta quarta-feira entre 20% e 50% das suas áreas

Ismia Kariny
08:38 | 15/04/2020
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Pedestres em chuva forte. Fortes chuvas em Fortaleza. (Sandro Valentim/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 31-01-2020: Pedestres em chuva forte. Fortes chuvas em Fortaleza. (Sandro Valentim/O POVO) (Foto: Sandro Valentim)

Chove em Fortaleza e na Região Metropolitana na manhã desta quarta-feira, 15. As precipitações de intensidade predominantemente moderada também avançam sobre a região Sul do Ceará, conforme observado nos radares meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para esta quarta-feira, a previsão é de nebulosidade variável com chuva isolada. No período da tarde e à noite, céu variando entre parcialmente nublado e claro.


Com tendência de chuvas mais isoladas e passageiras nesta quarta-feira, a expectativa é que todas as macrorregiões tenham registros de precipitações, entre 20% e 50% das suas áreas. A condição do tempo tende a melhorar até a quinta-feira, 16, por se aproximar do Estado um novo sistema meteorológico, vindo do leste do Nordeste, afirma a Funceme.


De acordo com a Fundação, esse sistema trata-se dos Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), que é o principal indutor de chuva no Leste do Nordeste brasileiro, no período de abril a julho. Os DOL são sistemas atmosféricos presentes na região tropical, preferencialmente sobre áreas dos oceanos Atlântico e Pacífico. Segundo a Funceme, a atuação dos DOL sobre o Leste do Nordeste do Brasil influenciam significativamente para os totais anuais de chuva na região.

Rede de radares mostra chuva avançando sobre a faixa litorânea do Ceará
Rede de radares mostra chuva avançando sobre a faixa litorânea do Ceará (Foto: Reprodução/Funceme)


Acumulado de chuva


Desde as 7 horas da terça-feira, choveu em pelo menos 19 cidades cearenses, segundo o balanço parcial da Funceme, atualizado às 8 horas. Nesse período de 24 horas, Icapuí, no litoral cearense, registrou o maior acumulado de chuva, com 41 milímetros no posto Peixe Gordo.


Dez maiores chuvas por posto até as 8h15min


Icapuí (posto Peixe Gordo): 41.0 mm
Aquiraz (posto Berra Bode): 35.4 mm
Aquiraz (posto Sitio Sapucaia Fagundes): 18.0 mm
Porteiras (posto Sitio Saco): 18.0 mm
Fortaleza (posto Messejana): 17.4 mm
Fortaleza (posto Fund.ma.nilva(agua Fria)): 14.2 mm
Crateús (posto Aeroporto(crateus)): 12.0 mm
Umari (posto Umari): 12.0 mm
Itaiçaba (posto Itaicaba): 12.0 mm
Viçosa Do Ceará (posto Vicosa Do Ceara): 11.2 mm