Participamos do

Hemoce Crato divulga estratégias para recuperar estoques de sangue após queda de 70% no volume de doações

Com o agendamento e horário de atendimento ampliado em algumas unidades de coleta de sangue, a expectativa é que o volume de doações tenha uma melhoria no mês de abril
11:54 | Abr. 14, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A pandemia do novo coronavírus tem impactado negativamente nas doações de sangue do Ceará. No mês passado, o hemocentro regional do Crato teve uma diminuição de 70% no volume das doações. A tendência, no entanto, parece mais otimista neste mês de abril, diante de uma nova estratégia de incentivo às doações, realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Os voluntários à doação de sangue contam com horário de atendimento ampliado em algumas unidades, além de agendamento para coleta de sangue em todos os postos do Hemoce.

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN, a diretora do Hemoce-Crato, Fabíola Alencar, desde março até o início do mês de abril, o posto de coleta da região apresentou uma queda considerável, o que motivou a direção da unidade a levantar estratégias para recuperar os estoques. “Passamos a estudar a possibilidade de convidar a população caririense à retornar para os hemocentros, e discutimos com o coordenador do Hemoce de Fortaleza para facilitar o agendamento da coleta nas unidades”, comenta a diretora.

Leia também | Doadores de sangue em Fortaleza terão desconto de R$ 30 em corridas da Uber para o Hemoce

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Para isso, a unidade do Hemoce localizada em Crato passou a entrar em contato diretamente com os voluntários, com o objetivo de fazer o chamado para a doação e marcar o dia e o horário da coleta de sangue. A diretora da unidade de Crato também comenta que a parceria do Hemoce com os municípios permanece, e as equipes continuam a visitar os municípios para as atividades de coleta de sangue. “Tivemos alguns problemas com relação a cancelamentos, mas foram muito poucos. Os municípios têm entendido a necessidade de manter essas coletas externas”, destaca Fabíola.

Por outro lado, em caso de pedido de cancelamento, Fabíola destaca que as unidades entram em contato com as prefeituras para esclarecer como ocorrem as campanhas. “A gente mostra que essa coleta vai ser feita de acordo com as determinações do Ministério da Saúde, para manter o distanciamento, e que também está sendo feito o agendamento para evitar aglomeração”, relata. Conforme Fabíola, seguindo essas recomendações, o Hemoce está conseguindo manter as coletas nos municípios.

A situação é um pouco diferente em relação às coletas que o Hemoce faz nas empresas parceiras. Considerando que a quarentena afetou a rotina de diversos setores, atualmente as campanhas de doação de sangue não estão sendo realizadas nas empresas. No entanto, Fabíola afirma que a parceria permanece, e a expectativa é de voltar à normalidade logo que a emergência na saúde pública melhorar. “Estamos em contato, e pretendemos no futuro prévio resgatar esses agendamentos”, finaliza.

Serviço

Confira o calendário de coleta externa do Hemoce aqui

O agendamento de coleta de sangue pode ser feito por meio da ferramenta online hemoce.reservio.com. A partir do endereço eletrônico, os voluntários podem escolher o dia, local e horário para realizar a doação.

O agendamento pode ser feito para as unidades de Fortaleza, interior do Ceará e coletas itinerantes. A doação pode ser marcada também por ligação no número (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp).


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar