PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Ceará tem previsão de aumento gradual das chuvas até a quarta-feira

A condição do tempo se deve ao atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa

Ismia Kariny
13:31 | 13/04/2020
 Conforme a Funceme, nesta segunda-feira, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e a Ibiapaba têm previsão de chuvas isoladas
Conforme a Funceme, nesta segunda-feira, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e a Ibiapaba têm previsão de chuvas isoladas (Foto: Sandro Valentim)

Região Centro-Norte do Ceará registra chuvas nesta segunda-feira, 13. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos já indica a tendência de precipitações isoladas nas áreas mais ao Norte do Estado, com predomínio de nebulosidade variável em todas macrorregiões. Até pelo menos a quarta-feira, 15, esse cenário deve aumentar gradualmente para a região Centro-Sul, conforme a análise dos meteorologistas da Funceme.


A condição do tempo se deve ao atual posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa. Conforme observado pela Fundação, nesta segunda-feira, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité e a Ibiapaba têm previsão de chuvas isoladas. Nas demais áreas, há possibilidade de chuva, sendo a área de abrangência mais reduzida.


Já na terça-feira, 15, a maior parte do Ceará deve ficar sob condição de precipitações isoladas, tendo o Sertão Central e Inhamuns como a macrorregião com expectativa de registros mais reduzidos em relação às demais áreas. Segundo a Funceme, a tendência é de céu com cobertura variando entre parcialmente nublado e claro. Na quarta-feira, no entanto, todas as macrorregiões deverão apresentar chuvas, entre 20% e 50% das suas áreas.