Participamos do

Em dois meses de 2020, número de raios registrados no Ceará já supera o ano passado

Fevereiro foi o mês com o maior número de incidências de raios nos últimos três anos, com 47.088 descargas
14:17 | Mar. 04, 2020
Autor Izadora Paula
Foto do autor
Izadora Paula Estagiária do portal O POVO Online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Foram registrados no Ceará, entre os meses de janeiro e fevereiro, 89.900 raios. O número, aferido através do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição Ceará, já ultrapassa o total de raios registrado em todo o ano de 2019, quando foram registradas 74.304 descargas atmosféricas.

Leia mais: Mais de 40 mil raios foram registrados no Ceará em janeiro

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Conforme o levantamento da Enel, fevereiro foi o mês com o maior número de incidências de raios nos últimos três anos, com 47.088 descargas. O dia com maior número de registros em 2020 foi 13 de fevereiro, com 8.158 raios, seguido por 8 de janeiro, com 6.713, e, em terceiro lugar, 9 de janeiro, com 6.108.

Cerca de 64% dos raios registrados na área operacional Norte. O município mais atingido foi Santa Quitéria, com 4.070 raios; seguido por Granja, com 3.599; Sobral, com 2.998; Crateús, com 2.195; e Ipueiras, com 2.033 raios.

Em 2019, Santa Quitéria e Granja também foram os municípios com maiores incidências de raios, mantendo as mesmas colocações de 2020. Santa Quitéria registrou 3.735 raios, ante 2.242 de Granja.

O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alertas para previsão de riscos, como raios, queimadas, tempestades e fortes ventos para cada local monitorado.

A Enel divulgou uma lista de cuidados que devem ser mantidos dentro de casa durante tempestades, para evitar acidentes:

1. Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

2. Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

3. Evitar consertos de instalações elétricas;

4. Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

Cuidados fora de casa durante tempestade:

1. Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

2. Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar