PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Chuva de 103 mm causa transtornos no Crato; canal do Rio Granjeiro transbordou

A água invadiu estabelecimentos, residências, e ainda arrastou a grade da ponte que dá acesso ao bairro Vila Lobos, sobre o canal do Rio Granjeiro

Ismia Kariny
08:44 | 18/02/2020
Chuva provoca alagamento na rua Tristão Gonçalves no centro do município de Crato
Chuva provoca alagamento na rua Tristão Gonçalves no centro do município de Crato (Foto: Fabrício Liberalino)

Atualizada às 15h36min

Precipitação acompanhada de ventos, relâmpagos e trovões causa transtornos para a população de Crato na manhã desta terça-feira, 18. No município choveu 103 mm.  O canal do Rio Granjeiro transbordou, provocando alagamento e lama na rua Tristão Gonçalves, conhecida como rua da vala, no centro comercial da cidade. Com a forte correnteza, o asfalto em frente a agência dos correios chegou a ceder.

A água invadiu estabelecimentos, residências, e ainda arrastou a grade da ponte que dá acesso ao bairro Vila Lobos, sobre o canal do Rio Granjeiro. Com o alto volume de água na ponte, o acesso ao bairro foi inviabilizado. A inundação também avançou para as residências da rua Rodolfo Teófilo, no centro do município, e deixou um carro submerso na rua Nelson Alencar. Equipes da Prefeitura já iniciaram os trabalhos de limpeza.

A Defesa Civil do Crato orientou que 20 famílias, que tiveram suas residências atingidas pela chuva, deixassem os imóveis por precaução. Conforme informações apuradas no local, a prefeitura do município pagará um aluguel social para as famílias afetadas.

Inundação deixa carro submerso no Crato
Inundação deixa carro submerso no Crato (Foto: Amaury Alencar)

Em Cariús, na região centro-sul do Estado, as ruas centrais ficaram alagadas após as precipitações. O portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou que, entre as 7 horas da segunda-feira, 17, e as 7 horas desta terça, 18, choveu 52 mm no município.

Nesta terça-feira, o Ceará apresenta chuva de intensidade moderada a forte avançando principalmente para o Cariri. Há ainda avanço de chuva para faixa litorânea e ao Leste e Centro Oeste do Estado, conforme observado pelos radares meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com chuva em pelo menos 129 municípios, o Estado volta a registrar acumulado superior a 100 mm. De acordo com o balanço parcial da Funceme, no período das 7 horas da segunda até o mesmo horário desta terça-feira, os maiores acumulados foram em postos de Iracema e Boa Viagem, com respectivamente 147 mm e 137 mm. 

 

Com informações de Amaury Alencar