PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Previsão para esta sexta é de chuva em áreas do Litoral Norte, Ibiapaba e sul do Ceará

Embora a quantidade de chuva para hoje, 14, vá ser menor em relação a ontem, 13, ainda teremos chuva em todas as regiões

Gabriela Feitosa
11:09 | 14/02/2020
Parque Nacional de Ubajara, Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região da Serra da Ibiapaba
Parque Nacional de Ubajara, Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região da Serra da Ibiapaba (Foto: Fco Fontenele)

Desde as 7 horas da quinta, 13, até as 7 horas desta sexta, 14, o Ceará registrou chuva em mais de 130 municípios, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O município onde a precipitação esteve mais forte foi Arneiroz, a 404,5 quilômetros de Fortaleza, com 78,6 milímetros.

O segundo lugar, com 70 mm, é da cidade de Alcântaras, localizada a 269,1 km da capital. Já a terceira cidade onde mais choveu foi Quixeramobim (204,6 km da capital), onde foram registrados 61 mm. Nesse mesmo período, Fortaleza acumulou 11,8 mm.

A previsão para esta sexta é de eventos de chuvas no Litoral Norte, Ibiapaba e no sul. Isso significa que a região sob previsão pode receber registros em mais de 50% da sua área. Ou seja, essas três estão mais suscetíveis para receber precipitações.

Na Grande Fortaleza, havia uma expectativa de mais chuva na RMF na manha desta sexta, mas somente Aracati recebeu precipitação. A tendência para o resto do dia é de céu mais claro em relação a ontem. 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando bem próxima ao norte do Nordeste (NE). Embora a quantidade de chuva para hoje, 14, vá ser menor em relação a ontem, ainda teremos chuva em todas as regiões.

Dessa forma, a previsão aponta:

Sexta - 14/02: Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com eventos de chuva no Litoral Norte, Ibiapaba e no sul. Nas demais regiões, chuvas isoladas.

Sábado - 15/02: Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na região Jaguaribana. Nas demais regiões, eventos de chuva.

Domingo - 16/02: Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na região Jaguaribana. Nas demais regiões, eventos de chuva.


Confira 10 maiores chuvas por posto no dia:

> Quixeramobim (Posto: Paus Brancos) : 85.0 mm

> Arneiroz (Posto: Arneiroz) : 78.6 mm

> Alcântaras (Posto: Alcantaras) : 70.0 mm

> Quixeramobim (Posto: Manituba) : 61.0 mm

> Quixeramobim (Posto: Sao Miguel) : 57.0 mm

> Pentecoste (Posto: Sebastiao De Abreu) : 56.8 mm

> Independência (Posto: Jandrangoeira) : 56.0 mm

> Catarina (Posto: Figueiredo) : 55.0 mm

>Tauá (Posto: Sao Joao Do Trissi) : 52.0 mm

> Quiterianópolis (Posto: Baixio) : 52.0 mm