PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Chove em mais de 40 municípios cearenses; Brejo Santo registra alagamento de ruas

Maior registro foi no município de Brejo Santo, localizado a 502,5 quilômetros de Fortaleza, onde choveu 43 milímetros

Gabriela Feitosa
09:52 | 13/02/2020
Choveu em Fortaleza pela manhã
Choveu em Fortaleza pela manhã (Foto: Ítalo Cosme)

Das 7 horas da quarta-feira, 12, até as 7 horas desta quinta-feira, 13, choveu em 41 municípios no Ceará, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos. Os dois maiores índices foram em Brejo Santo, em dois postos do município. No posto Brejo Santo choveu 43 milímetros e no posto Poco do Pau o registro ficou em 27 mm. Há registro de ruas alagadas no município.

Clique na imagem para abrir a galeria

Segundo informações que Raul Fritz, meteorologista da Funceme, cedeu para rádio CBN Cariri nesta quinta, previsão para a região é de chuva nas próximas 48 horas. "A chuva deve aumentar a partir da tarde de hoje. A nebulosidade do céu deve aumentar e, durante noite e madrugada desta quinta, 13, para sexta, 14, deveremos ter chuva na região e também entre sexta e sábado, notadamente à noite", explica. No domingo, 16, região deve receber chuvas isoladas. 

Em Fortaleza, o acumulado não passou de 5,2 mm. Na manhã desta quinta, uma chuva fraca começou a ser registrada a partir das 6 horas, segundo radar da Funceme. Em última atualização, perto das 9 horas, ela passou a ser considerada moderada em alguns locais, como nos bairros Dionísio Torres, Mucuripe e Varjota. 

As chuvas esperadas deverão concentrar-se nos períodos da tarde e noite, quando o VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), hoje localizado sobre o estado do Ceará, enfraquecerá e dará espaço para a atuação da instabilidade da ZCIT (Zona de Convergência Intertropical).

Vale ressaltar que os maiores acumulados deverão ser nas porções Noroeste e Sul do estado. No sul, é esperado que chova no período da noite e estendendo-se para a madrugada de sexta-feira, 14. A previsão é de que a ZCIT estará mais próxima do estado do Ceará nos próximos dias.

Confira 10 maiores chuvas por posto no dia:

Brejo Santo (Posto: Brejo Santo) : 43.0 mm

Brejo Santo (Posto: Poco Do Pau) : 27.0 mm

Coreaú (Posto: Sitio Urubu) : 20.0 mm

Mauriti (Posto: Mauriti) : 18.6 mm

Aracoiaba (Posto: Aracoiaba) : 14.6 mm

Cariré (Posto: Juca) : 14.1 mm

Milagres (Posto: Sitio Saco) : 12.4 mm

Reriutaba (Posto: Amanaiara) : 12.0 mm

Tejuçuoca (Posto: Tejucuoca) : 12.0 mm

Jati (Posto: Jati) : 12.0 mm

Previsão

A previsão para hoje é de chuva a qualquer hora do dia devido a influência da ZCIT sobre o Norte do Ceará. Portanto, a previsão do tempo para Fortaleza e para a RMF é:

13/02: Predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada.

14/02: Da madrugada à manhã, nebulosidade variável com eventos de chuva. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

15/02: Da madrugada à manhã, nebulosidade variável com eventos de chuva. À tarde e à noite, céu com poucas nuvens.

Entenda

ZCIT: Zona de Convergência Intertropical: nuvens que circundam a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.

VCAN: Vórtice Ciclônico de Altos Níveis: Sistema de baixa pressão atmosférica e circulação horária a aproximadamente 12 km de altura.