PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Região Metropolitana e Fortaleza registram chuva com intensidade fraca nesta manhã

Há expectativa de que até a próxima quarta-feira, 12, as precipitações ocorram principalmente nos períodos da tarde e noite, nas regiões Sul, Litoral Norte e Ibiapaba.

Ismia Kariny
08:34 | 11/02/2020
Registro de municípios com chuva desde a segunda-feira, 10
Registro de municípios com chuva desde a segunda-feira, 10 (Foto: Reprodução/Funceme)

As regiões Noroeste e Sul do Ceará apresentam condição mais favorável para chuvas nesta terça-feira, 11. O cenário é semelhante ao indicado para o último fim de semana. Municípios da região metropolitana de Fortaleza e a Capital já registraram chuva de intensidade fraca a moderada nesta manhã. Em Fortaleza, há ainda pontos mais isolados que apresentam chuva de maior intensidade, conforme observado nos radares meteorológicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com a Funceme, a tendência é que as chuvas continuem ao longo da manhã. Há ainda a expectativa de que até a próxima quarta-feira, 12, as precipitações ocorram principalmente nos períodos da tarde e noite, nas regiões Sul, Litoral Norte e Ibiapaba. Nas demais áreas, como na Região Metropolitana de Fortaleza, há possibilidade de chuva entre a madrugada e a manhã.

A Funceme prevê a movimentação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), que está sobre o oceano atlântico, em direção à porção continental, ficando centrado no Leste do Nordeste. Diferente das bordas, o centro deste sistema meteorológico é inibidor de chuvas. Dessa forma, com a alteração no posicionamento do Vcan, a formação de chuvas intensas no Ceará é desfavorecida.

Municípios com chuva

Desde as 7 horas da segunda-feira, até o mesmo horário desta terça-feira, choveu em pelo menos 43 municípios. Os maiores acumulados foram em postos de Paracuru, com 90 mm, Trairi, com 58.0 mm, e Amontada, com 55 mm.

Já no dia anterior, nas 24 horas desde o domingo até as 7 horas da segunda-feira, houve precipitação em pelo menos 110 municípios. Paracuru teve o maior acumulado, com 100.8 mm, seguido de Cruz e Marco que tiveram respectivamente 53 mm e 46.2 mm.