Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Médicos afirmam que ainda é cedo para evitar locais fechados e com aglomeração no Ceará

Os especialistas consultados pelo O Povo aconselham que não é necessário, no momento, mudar a rotina

Com a confirmação de um caso suspeito de coronavírus no Ceará, surge a preocupação sobre quais medidas devem ser tomatas para a proteção. Entretanto, médicos analisam que é cedo demais para acionar procedimentos como isolamento e mudança de rotina, excluindo locais fechados e com aglomeração, como tem sido feito em cidades da China, incluindo Wuhan, considerada o epicentro da doença.

"No momento, ninguém precisa mudar a rotina, não tem nenhuma recomendação, porque não há transmissão entre pessoas, nem mesmo casos confirmados", afirma o presidente da Sociedade Cearense de Infectologia, Guilhermem Henn. Ele reforça que casos confirmados ou suspeitos não significam necessariamente a circulação ativa do vírus pelo País e é preciso ter calma.

O médico ressalta que apenas quem teve contato com pessoas suspeitas ou com confirmação de terem o vírus devem permanecer em casa, sob observação. Esse grupo têm, ainda, que ficar atento aos sinais de febre e pelo menos um sintoma respiratório, como tosse, dificuldade de respirar, batimento das asas nasais, entre outros.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A diretora técnica do Hospital São José, Tânia Coelho, também analisa que o isolamento não é recomendação no momento. Segundo ela, sem o histórico de viagem à China e sem os sintomas as pessoas não têm como contrair o vírus. "No Brasil, não existe essa preocupação da transmissão de pessoa para pessoa até o momento" ressalta ela.

A médica recomenda, entretanto, medidas para o dia a dia, não apenas visando a prevenção do coronavírus, mas a de outras doenças.


Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

Higienizar as mãos com álcool em gel;

Com o período de chuvas chegando, ela ressalta que as pessoas devem ficar atentas para não confundirem os sintomas de virose comuns da época com os do coronavírus.

Até o último balanço, 7 mil pessoas estão confirmadas com a doença e 170 já morreram em decorrência do vírus na China, 38 só nesta quinta-feira, 30. Outros 15 países também apresentaram confirmações de pacientes com o coronavírus.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar