Participamos do

Cagece alerta para cuidados com a rede de esgoto durante o período de chuva

A Companhia orienta que a população não disponha água das chuvas e nem resíduos sólidos para as redes coletoras
15:49 | Jan. 09, 2020
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Com o maior fluxo no sistema de esgotamento sanitário durante o período de chuva, o cuidado na utilização da rede de esgotos deve ser dobrado. Para que a rede sanitária funcione plenamente, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) orienta que a população não disponha água das chuvas e nem resíduos sólidos para as redes coletoras.

De acordo com a gerente de Responsabilidade e Interação Social da Cagece, Robervânia Barbosa, essas interligações indevidas de água da chuva e resíduos sólidos para as redes de esgoto, costumam causar um maior fluxo no sistema, capaz de comprometer o funcionamento das redes coletoras. “Elas não foram feitas para receber esse tipo de material, e essas práticas inadequadas são as principais responsáveis pelas ocorrências de obstruções e extravasamentos em vias públicas”, afirma a gerente.

Para reduzir as ocorrências na rede, a Cagece realiza trabalho preventivo. No último ano foram retirados mais de 6,5 mil toneladas de resíduos sólidos do sistema pela Companhia. Durante o serviço de limpeza das tubulações são encontrados sacos plásticos, garrafas pet, preservativos, tapetes, óleo, gordura, dentre outros. A Companhia também realiza ações educativas, porta a porta, como forma de sensibilizar a população para o uso correto da rede.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Durante a ação, a Cagece também tira dúvidas sobre as diferenças entre rede de drenagem e rede de esgoto, que, além de serem da responsabilidade de órgão diferentes, possuem funções distintas. A rede coletora de esgotamento da Cagece é responsável por recolher o esgoto das residências e direcioná-lo para o tratamento correto. Já a rede de drenagem, que é de responsabilidade das prefeituras municipais, deve ser utilizada para escoamento de água da chuva.

A Companhia alerta

Destinar água de chuva para rede coletora de esgoto é considerado infração passível de multa, conforme artigo 115 da resolução n° 02/2006 da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (Acfor). O valor da multa varia de R$ 190,40, para residencial social; a R$ 4.075,20, para industrial.

Para verificar se água da chuva está sendo direcionada para a rede de esgoto da Cagece, basta observar. Conforme a Companhia, a água escoada da chuva, por exemplo, deve sair na rua. Já água do banho, pia ou descarga, deve passar pela caixa de inspeção da Cagece.

Siga as dicas:

- Não levantar a tampa dos poços de visita

- Não direcionar areia para a tubulação de esgoto

- Não direcionar água de chuva no sistema de esgotamento sanitário

- Verificar se a destinação do esgoto e das águas pluviais dentro dos imóveis está sendo realizada de forma correta

- Não jogar lixo na rua e nem rede de esgoto

- Não jogar restos de comida e óleo na pia

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar