Termo de Uso Política de Privacidade Política de Cookies Conheça O POVO Trabalhe Conosco Fale com a gente Assine Ombudsman
Participamos do

Ceará tem cenário favorável para chuvas nesta quarta-feira; Morada Nova registra 75 mm

Para o restante do dia, a previsão da Funceme é de chuva isolada pela manhã, e predomínio de nebulosidade variável em todo o período com chuva
10:05 | Jan. 08, 2020
Autor -
Foto do autor
- Autor
Tipo Notícia

Cenário favorável para chuvas deve seguir até a próxima sexta-feira, 10, conforme previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Com a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Estado, há indícios de precipitações em quase todas as macrorregiões, nesta quarta-feira, 8. O cenário favorável já havia sido indicado na terça-feira, 7.

Radares meteorológicos mostram chuva de intensidade fraca e moderada avançando ao Sul e ao Leste do Estado, para as regiões do Cariri, Aracati e Russas. O litoral de Fortaleza também apresenta avanço de precipitação, e conforme os radares, há indícios de chuva ao Norte de Jaguaribe.

Para o restante do dia, a previsão da Funceme é de predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro, mas com eventos de chuvas em todas as macrorregiões. A expectativa é de que o cenário favorável se mantenha até o início da tarde desta quarta-feira. E as precipitações podem chegar ao oeste do Ceará, banhando o Litoral Norte, Ibiapaba e parte do Sertão Central e Inhamuns.

Balanço parcial da Funceme, referente ao período das 7h da terça-feira, 7, até às 12h quarta-feira, 8, registrou chuva em pelo menos 88 municípios. Os maiores acumulados foram apresentados nos postos de Morada Nova, com 75.0mm, Milagres, com 64.0 mm, e Ibiapina, com 63.5 mm.

Confira os maiores acumulados até as 9h30min desta quarta-feira:

  • Morada Nova (posto: Fazenda Lacraia): 75.0mm
  • Milagres (posto: Milagres): 64.0 mm
  • Ibiapina (posto: Ibiapina): 63.5 mm
  • Crato (posto: Lameiro): 47.0 mm
  • Aracati (posto: Aracati): 46.8 mm
  • Brejo Santo (posto: Poco Do Pau): 46.4 mm
  • Palhano (posto: Palhano): 44.0 mm
  • Aurora (posto: Ingazeira): 41.0 mm
  • Groaíras (posto: Groairas): 38.6 mm
  • Martinópole (posto: Martinopole): 37.0 mm
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Espanhol de apenas 18 anos conquista primeira medalha de ouro da escalada olímpica

tóquio 2020
13:22 | Ago. 05, 2021
Autor AFP
Tipo Notícia

O espanhol Alberto Ginés López se tornou nesta quinta-feira, 5, o primeiro campeão olímpico de escalada da história, na estreia da modalidade nos Jogos de Tóquio 2020. Contrariando as expectativas no Aomi Urban Sports Park, o jovem escalador de 18 anos conquistou a medalha de ouro ao vencer o americano Nathaniel Coleman, que levou a prata, e o austríaco Jakob Schubert, terceiro colocado.

O francês Mickael Mawen, que terminou a classificação da última terça-feira na liderança, foi o quinto colocado na final. Já a lenda tcheca da modalidade, Adam Ondra, buscou o segundo lugar até os últimos segundos, mas terminou em sexto.

Especialista na prova de dificuldade, Alberto Ginés López surpreendeu a todos ao construir a vitória na prova de velocidade, auxiliado por várias circunstâncias. Normalmente mais rápido, seu primeiro adversário Colin Duffy recebeu uma punição por saída falsa.

Depois, ele enfrentou Ondra ao invés de Bassa Mawen, melhor velocista e baixa após uma grave lesão no braço, antes da queda do japonês Tomoa Narasaki no duelo final. O escalador espanhol foi o último no bloco e o quarto em dificuldade. Porém, o modo de calcular o resultado final, que recompensa mais as vitórias que os resultados intermediários, permitiu a conquista do ouro.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Gabriel Medina perderá etapa do Mundial de surfe por não ter se vacinado

após olimpíada
13:15 | Ago. 05, 2021
Autor Gazeta Esportiva
Foto do autor
Gazeta Esportiva Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Após ser quarto colocado nas Olimpíadas de Tóquio, Gabriel Medina volta a focar no Circuito Mundial de Surfe. Entre 10 e 19 de agosto, o brasileiro participará da etapa do México. Contudo, o surfista deve ficar de fora da última etapa da competição, em Teahupoo, no Taiti. Isso porque Medina ainda não se vacinou contra a Covid-19, informou o próprio atleta, em live nas suas redes sociais.

LEIA MAIS| Olimpíadas de Tóquio: Gabriel Medina fica em quarto lugar no surfe

Faltando uma semana para a abertura dos Jogos, o Comitê Olímpico do Brasil havia divulgado que 90% de sua delegação que foi ao Japão se vacinou ao pelo menos com a primeira dose do imunizante. A organização disponibilizou aos atletas doses de imunizantes contra a Covid-19, mas era escolha do atleta se vacinar ou não.

“Eu não vou para Teahupoo porque não tomei a vacina, aí teria que fazer dez dias de quarentena, não dá tempo de ir do México para lá, que é uma seguida da outra. Então, serei obrigado a não ir. Mas de boa, eu posso descartar uma etapa”, disse.

+Medina parabeniza Ítalo Ferreira por ouro nas Olimpíadas de Tóquio: "Merece demais"

Até o momento, Medina lidera o ranking do Mundial, com 46.720 pontos, e possui boa vantagem sobre seu compatriota Ítalo Ferreira, campeão olímpico em Tóquio, que possui 33.555. Completando o top 3 está outro brasileiro: Filipe Toledo, com 32.065.

Os cinco surfistas com a melhor pontuação após o encerramento de todas as etapas participarão da final, que será na Califórnia (Estados Unidos).

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Assembleia retoma atividades com homenagem aos mortos pela Covid-19 no Brasil

AL-CE
13:14 | Ago. 05, 2021
Autor Filipe Pereira
Foto do autor
Filipe Pereira Autor
Ver perfil do autor
Tipo Noticia

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) iniciou nesta quarta-feira, 5, as atividades do segundo semestre letivo de 2021 após o recesso parlamentar. Antes do pronunciamento oficial, o presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), pediu um minuto de silêncio aos deputados para prestar homenagem as 560 mil pessoas mortas pela Covid-19 no Brasil. 

Após a chegada no coronavírus em março de 2020, os deputados enfrentam o quarto semestre legislativo consecutivo com o desafio de focar em ações voltadas ao combate do vírus e em projetos que amenizem as consequências socioeconômicas na vida da população cearense. O presidente aproveitou seu primeiro pronunciamento para sair em defesa das urnas eletrônicas e criticar os ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), ao sistema eleitoral vigente e às instituições brasileiras.

Nas ações relativas a pandemia, Evandro Leitão fez ainda um retrospecto das ações do Pacto contra o Coronavírus, dos últimos 15 dias. A iniciativa da Casa conta com a parceria com outras 15 instituições públicas e privadas. Em quase duas semanas, o projeto promoveu visitas pelo interior do Ceará com o objetivo de reforçar o cadastro da vacinação e as informações sobre as medidas sanitárias contra a pandemia. 

Segundo o parlamentar, a partir de agosto, começa um segundo momento, quando devem ocorrer reuniões regionalizadas, de forma virtual, a fim de ouvir as demandas do setor produtivo de cada região. "O setor produtivo foi um dos mais impactados durante a pandemia, e o Estado já tomou alguma iniciativas no sentido de diminuir esse impacto, como a liberação de crédito para os micro e pequenos empreendedores, mas ainda há outras demandas, e precisamos ouvir cada região e suas especificidades”, disse em entrevista à rádio FM Assembleia. 

LEIA MAIS l Sob comando de Evandro Leitão, Assembleia fará debates nas 14 macrorregiões do Ceará

"Partimos em uma agenda para fortalecer a conscientização sobre a importância da vacina e dos cuidados sanitários. Queria aqui agradecer a todos os 18 parceiros e entidades que integram o pacto, em especial a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), bem como o Ministério Público Federal e o Ministério Público, que estão desempenhando um grande serviço para a população cearense", disse o presidente. 

Segundo o pedetista, a comitiva reforçou as medidas preventivas contra o coronavírus e potencializou os cadastros para vacinas em 16 municípios. No total, o grupo passou por: Sobral, Tianguá, Viçosa do Ceará, Crateús, Tauá, Aracati, Morada Nova, Canindé, Baturité, Juazeiro do Norte, Barbalha, Crato, Camocim, Granja, Quixeramobim e Iguatu. 

Como início das atividades do Agosto Lilás, o deputado destacou ainda campanhas de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. "Não poderia deixar de citar a inauguração da nova estrutura da Procuradoria Especial da Mulher (PEM) que tem na frente a deputada Augusta Brito". Representantes de Câmaras Municipais e da Assembleia ampliaram as discussões sobre ações de proteção à mulher após o recente caso de agressão do DJ Ivis contra ex-mulher Pamella Holanda.

Na ocasião, Evandro também destacou que a prova do concurso público da AL, que recebeu 33 mil inscritos, será ministrada em 7 de novembro. Anunciado ainda em 2019, o concurso da AL prevê o preenchimento de 100 vagas, sendo 70 de nível superior e 30 de nível médio. 

O presidente também comentou sobre o projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, e aprovado pela Casa, que autoriza a AL a adquirir e distribuir 10 mil cestas básicas por mês para a população cearense enquanto durar o decreto de calamidade pública do estado. A proposta surgiu a partir de uma campanha de arrecadação promovida em março deste ano, quando foram arrecadadas 33 toneladas de alimentos para distribuição para população em situação de vulnerabilidade.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

83% dos condados dos EUA registram transmissão alta ou substancial de coronavírus

INTERNACIONAL
13:13 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Estado
Foto do autor
Agência Estado Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Os Estados Unidos registram transmissão "substancial ou alta" do coronavírus em ao menos 83% dos condados do país, segundo alertou nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, a diretora do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Rochelle Walensky. Segundo ela, o recrudescimento da pandemia de covid-19 na maior parte das subdivisões dos Estados americanos se dá pela acelerada propagação da variante delta do vírus.
Coordenador da resposta da Casa Branca à crise sanitária nos EUA, Jeffrey Zients também destacou o impacto da cepa no nível de infecções locais registradas recentemente, ressaltando que mais da metade dos casos de covid-19 no país nos últimos sete dias ocorreram nos sete Estados com as menores taxas de vacinação. Somente Flórida e Texas foram responsáveis por um terço das infecções, relatou Zients.
De acordo com Walensky, a média diária de casos da doença na última semana é de 89.463, número 43,3% maior que a média dos sete dias anteriores.
Já as hospitalizações subiram 41,1% na mesma base comparativa, a 7.348, e as mortes por covid-19 aumentaram 39,3% no período, a 381 por dia.
A única forma de frear esta tendência de alta, segundo Zients, é vacinando a população. Segundo ele, nas últimas 24 horas, 864 mil doses dos imunizantes foram aplicadas nos EUA, maior registro de doses aplicadas em um dia desde 1º de julho.
Ainda sobre vacinação, Anthony Fauci, infectologista e principal consultor médico da Casa Branca, disse que o governo norte-americano está trabalhando para aplicar doses de reforço em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos.
Segundo Walensky, o CDC ainda está avaliando uma eventual decisão sobre as doses de reforço.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Flamengo e ABC se enfrentam em Natal pela Copa do Brasil

Esportes
13:13 | Ago. 05, 2021
Autor Agência Brasil
Foto do autor
Agência Brasil Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O técnico Renato Gaúcho, Gabigol e os principais jogadores do Flamengo não viajaram para Natal, onde o Flamengo enfrenta, nesta quinta (5), às 21h30, o ABC na Arena das Dunas, pela Copa do Brasil. Como venceu a primeiro jogo pelas oitavas de final da competição por 6 a 0, o time carioca vai se dar ao luxo de ficar no Rio de Janeiro, treinando o elenco principal

O Flamengo será comandado esta noite pelo auxiliar Marcello Salles. Pedro, Michael e Vitinho devem começar a partida como titulares. Depois do jogo contra o  ABC, o Rubro Negro encara o Internacional no domingo (8) pelo Brasileirão, no Maracanã.

Já o ABC, do técnico Moacir Júnior, vai tentar uma missão quase impossível diante do Flamengo. Depois, enfrenta o Caucaia-CE pela série D, competição em que lidera o grupo A3.

A Rádio Nacional transmite ABC X Flamengo com narração de André Luís Mendes, comentários de Mário Silva e plantão de Bruno Mendes

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags