Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

A três dias do fim da 1° fase da campanha contra o sarampo, Ceará imunizou mais de 110 mil crianças

A campanha nacional contra o sarampo começou no dia 7 de outubro. Ela está dividida em etapas. A primeira pretende vacinar crianças de seis meses a menores de cinco anos e termina sexta-feira, dia 25
10:11 | Out. 22, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

No Ceará, já foram aplicadas 116. 867 mil doses da vacina contra sarampo em crianças de seis meses a menores de cinco anos. Esse é o público alvo da primeira etapa, que começou dia 7 de outubro e segue até sexta-feira, dia 25. Ana Rita Cardoso, coordenadora de imunizações do Ceará pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), explica que essa campanha é seletiva e “tem o objetivo de resgatar crianças não vacinadas”.

“As crianças menores de 5 anos apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos por sarampo”, reforça Rita. De acordo com o Ministério da Saúde, a priorização do grupo das crianças menores de cinco anos, na primeira etapa, deve-se à elevada incidência da doença nesta faixa etária, considerando os surtos registrados em 2019.

> Campanha nacional contra o sarampo começa nesta segunda-feira

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Neste ano, até 5 de outubro, foram notificados 177 casos da doença no Ceará. Destes, 124 descartados, cinco casos importados confirmados e 48 em investigação. A recomendação do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal de 95% do público alvo. Nesta primeira etapa, foram vacinadas 116 mil crianças. A assessoria não informou se a meta já foi batida. O POVO Online aguarda informações sobre essa quantidade na faixa de ate 5 anos. A segunda fase é voltada para pessoas de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. Ela vai de 18 a 30 de novembro.

Em Fortaleza, 113 postos de saúde estarão abertos para vacinar o público alvo. A Capital já teve três casos de sarampo registrados. No Ceará, também houve registro em Icó e Jaguaribe, sendo um caso em cada município. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), todas as unidades da Capital estão abastecidas com doses da tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola.

> Veja aqui lista com o endereço e telefone de todos os postos de saúde do Estado.

“A única forma de se prevenir da doença é sendo imunizado pela vacina. Então, aqueles que nunca tiveram a doença ou nunca se vacinaram, correm o risco de contrair a doença”, explica a coordenadora. No Ceará, os casos de sarampo são chamados de “importados”, que faz referência às pessoas que contraíram a doença fora do local de residência de 7 a 21 dias prévios ao aparecimento dos sintomas.

“Os riscos que o estado pode sofrer são se, a partir desses casos, ocorrer sustentabilidade na transmissão e novas pessoas forem infectadas com o vírus, iniciando assim uma cadeia de transmissão local e não mais importada”, complementa Ana Rita. A vacina no SUS é segura e estará disponível em todos os postos de saúde dos 184 municípios, conforme a Sesa.

Cadastro no SUS e a caderneta de vacinação são os documentos necessários para esta primeira etapa. Se a criança não estiver cadastrada, o responsável deve levar documento de identidade, comprovante de endereço e certidão de nascimento do bebê.

> Primeiro dia de campanha de vacinação contra sarampo tem movimento tranquilo nos postos de Fortaleza

Você também pode gostar:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar