Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

"Enfrentamento à violência não se dá apenas no trabalho policial", diz Camilo Santana

Para o governador, projetos como "Ceará pacífico" contribuem para reduzir a "sensação de insegurança" da população

Passada a mais recente onda de ataques criminosos, o Ceará vem apresentando números positivos na segurança pública neste ano, como a redução de homicídios pelo 18º mês consecutivo. Para o governador Camilo Santana (PT), trabalhos em conjunto devem ser realizados para o controle da violência no Estado.

“O enfrentamento da violência não se dá apenas no trabalho policial, mas também no trabalho da prevenção e da intervenção urbana”, destacou o petista em entrevista coletiva após reunião do Comitê Gestor do “Pacto por um Ceará pacífico”, realizada no Palácio da Abolição, nesta sexta-feira, 11.

Para o governador, projetos como “Ceará pacífico” contribuem para reduzir a “sensação de insegurança” da população. “No Brasil, um processo leva em média oito anos e meio para ser julgado. Já a meta aqui no Ceará é de que todo processo de homicídio seja julgado em até um ano”, pontuou.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O poder judiciário tem feito um trabalho importante para agilizar os processos de julgamento. Temos inclusive um programa premiado nacionalmente, fruto desse tempo de julgamento, que é o ‘Tempo de Justiça’”, afirmou o governador.

A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos em Fortaleza a partir de 1º de janeiro de 2017. É projeto oriundo das ações do “Pacto por um Ceará pacífico”. “O Tribunal tem alcançado resultados importantes para que acabe aquela sensação de impunidade, mostrando que temos ações fortes e firmes”, indicou o petista.

A reunião desta sexta-feira foi comandada pelo próprio governador e pela coordenadora-executiva do Pacto, a vice-governadora Izolda Cela. No encontro foi apresentada uma experiência definida por Camilo como “espécie de laboratório” de construção de um comitê do “Ceará Pacífico Municipal”.

O caso desenvolvido em Sobral, disse o governador, “deve apresentar resultados importantes” para aquela cidade. “A gente sempre tem colocado que é no município onde as coisas acontecem, onde tem a maioria dos equipamentos à disposição da população. Essa foi uma experiência que apresentou resultados impressionantes. Não tenho dúvida que será um exemplo para outros municípios cearenses e para o Brasil”, complementou.

Com informações do repórter Igor Cavalcante

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar