Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Semace fará novo sobrevoo para identificar manchas de óleo no litoral do cearense nesta quarta-feira, 9

A ação será acompanhada por representantes do Ibama, e uma nova limpeza será feira na na próxima quinta-feira, 10, na Sabiaguaba,
17:00 | Out. 08, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) decidiu após reunião nesta terça-feira, 8, que realizará um novo sobrevoo nesta quarta-feira, 9, no litoral cearense para identificar as possíveis ocorrências de manchas de óleo no mares próximos às praias.

O sobrevoo deve durar cinco horas, e passará pelos municípios de Cruz, no litoral oeste, e Icapuí, no extremo leste do Estado. A vistoria é classificado como preventiva e ocorre 13 dias após o primeiro rastreamento feito pela Semace. A ação será acompanhada por representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O monitoramento também será feito por terra e contará com servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e militares do Corpo de Bombeiros atuando. Os dois órgãos utilizarão carros com tração nas quatro rodas. No último levantamento, realizado pela Semace, foi verificada a ocorrência de óleo na Praia do Futuro, em Fortaleza, e em outras nove praias do estado.

As áreas atingidas foram limpas, em duas ações realizadas por servidores da Semace. Pelo menos 750 litros de óleo recolhidos com equipamento de proteção individual foram acondicionados em tambores e serão levados para queima numa fábrica de cimento da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nova limpeza

Os agentes da Semace voltarão a limpar a praia de Sabiaguaba, nesta quinta-feira, 10, para retirar flocos de óleo que voltaram a ser avistados na praia. A ação será realizada, a partir de 8 horas, quando a maré estará baixa.

Neste horário permite a visualização e a coleta dos flocos, que atingiram tamanhos muito pequenos. A praia foi escolhida, a partir de informações colhidas pela pela Semace e pelo Ibama.

De acordo com diretor de Controle e Proteção Ambiental da Semace, Lincoln Davi, a ação exige tempo, pois as manchas estão tomando conta de muitos espaços. “O tamanho do floco dificulta o trabalho, exige mais tempo e pessoal, mas isso não nos intimida”, explicou

A Semace colocou o telefone 0800.2752233 à disposição para receber as informações. O aplicativo da autarquia também recebe denúncias. Neste caso, o informante pode colocar fotos e marcar o local exato da ocorrência, georreferenciado por satélite.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar