Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Campanha de Vacinação contra sarampo começa segunda-feira; 5 casos confirmados no Ceará

Divididas em duas etapas, a primeira priorizará o grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos
15:00 | Out. 04, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começa a partir da próxima segunda-feira, 7, e segue até 25 de outubro. Divididas em duas etapas, a primeira priorizará o grupo de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que ainda não receberam nenhuma dose contra o vírus, ou que estejam com cartão de vacinação incompleto.

De acordo com Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) neste ano, até 21 de setembro, foram notificados 152 casos da doença no Estado. Destes, 111 descartados, cinco confirmados e 36 em investigação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A segunda etapa para jovens de 20 a 29 anos será realizada em novembro, no período de 18 a 30. De acordo com a Coordenadora de Imunizações do Ceará, Ana Rita Cardoso, a campanha é de grande importância para coibir a doença e proteger as crianças. Através da vacinação, os pais também garantirão a atualização do cartão de vacinação.

O Ministério da Saúde esclarece que a priorização do grupo de crianças menores de cinco anos, a partir da primeira etapa, se dá pela incidência da doença nesta faixa-etária, considerando os surtos que já foram registrados em 2019.

As crianças menores de 5 anos apresentam um risco maior em desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.

No Sistema Único de Saúde (SUS) a vacina estará disponível em todos os postos dos 184 municípios. A campanha pretende vacinar, no mínimo, 95% das crianças que ainda não receberam as doses da vacinas.

Casos

Em 2019, até a semana epidemiológica (SE) 38 (até dia 21 de setembro), 19 estados brasileiros encontram-se com surtos ativos de sarampo. São eles: São Paulo (4.374), Rio de Janeiro (22), Pernambuco (22), Santa Catarina (12), Paraná (13), Rio Grande do Sul (7), Distrito Federal (3), Goiás (4), Maranhão (4), Rio Grande do Norte (4), Espírito Santo (1), Bahia (1), Sergipe (1), Mato Grosso do Sul (2), Piauí (2), Minas Gerais (22), Ceará (5), Paraíba (5) e Pará (3) totalizando 4.507 casos confirmados de sarampo no Brasil. Foram confirmados quatro óbitos no País, sendo três no estado de São Paulo e um em Pernambuco.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Primeira Etapa

7 a 25 de outubro

Dia D - 19 de outubro

Público alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda Etapa

18 a 30 de novembro

Dia D - 30 de novembro

Público alvo: população de 20 a 29 anos de idade

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar