PUBLICIDADE
Ceará
NOTÍCIA

Mais de 100 casos de sarampo são notificados no Ceará

Cobertura vacinal de crianças, público mais vulnerável, apresentou baixa em agosto. Campanha Nacional de Imunização acontecerá em outubro

17:13 | 21/09/2019
SIntomas da doença
SIntomas da doença(Foto: Infografia O POVO)

No Ceará, 130 casos de sarampo foram notificados este ano. Vinte e cinco informados em apenas duas semanas. De acordo com a Secretaria da Saúde, houve quatro confirmações por exame laboratorial - todas são casos importados, 95 notificações descartadas e 31 ainda estão em investigação. A cobertura vacinal infantil do Estado apresentou baixa em agosto: Campanha Nacional de Vacinação acontecerá nos meses de outubro e novembro. No Brasil, já são 4.476 confirmações da doença, 97% só em São Paulo.

De acordo com o calendário vacinal rotineiro, crianças com 12 meses tomam a vacina Tríplice Viral - Dose 1 (D-1) e aos 15 meses tomam a Dose 2 (D-2). Em janeiro, a cobertura da D1 era de 116%, em agosto baixou para 96%. A D-2 passou de 94% para 79% no mesmo período. A segunda dose da vacina aumenta as chances de a criança estar realmente imunizada. Diante do aumento dos casos, a Dose Zero passou a ser oferecida nos postos de saúde, voltada para bebês entre seis meses e um ano.

Em outubro e novembro, Ministério da Saúde (MS) realizará a Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. A estratégia, conforme o MS, é interromper a circulação do vírus no País. Os públicos serão crianças de seis meses a menores de cinco anos; além de adultos entre 20 e 29 anos. O primeiro corresponde a 27% dos casos confirmados, enquanto o segundo soma 32%.

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA O SARAMPO

Primeira Etapa

7 a 25 de outubro

Dia D - 19 de outubro

Público alvo: crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias)

Segunda Etapa

18 a 30 de novembro

Dia D - 30 de novembro

Público alvo: população de 20 a 29 anos de idade