Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Associação que financia cursos pré-Enem abre inscrições para jovens carentes

Instituição foi criada em 2005 e já ajudou mais de 80 pessoas
09:27 | Set. 04, 2019
Autor Carlos Viana
Foto do autor
Carlos Viana Assistente Núcleo Opinião
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Beatriz Mendes, hoje com 25 anos e mãe de dois filhos, engravidou aos 15. Mesmo com um filho para criar, ela continuou estudando e hoje orgulha-se de ser a única dos três irmãos a ter concluído o ensino médio.

No entanto, ela teve dificuldades para conseguir ingressar no mercado de trabalho. “Era uma simples dona de casa. Vivia em um relacionamento abusivo, sofrendo agressões verbais e físicas do meu companheiro, mas não queria largá-lo porque precisava dele para viver e sustentar meus filhos. Achava que não era capaz de caminhar com minhas próprias pernas,” lembra.

Em 2017, após receber um panfleto do irmão, informando que a Associação Oportunize, instituição que desde 2005 oferece a jovens carentes curso para ingressar no ensino superior, decidiu se inscrever. “Quando cheguei na seleção e vi mais de 100 pessoas, pensei que não ia conseguir. Mas deu certo. A Oportunize custeou todo meu curso de cabeleireira e, no final, me deu todo o material para que eu pudesse trabalhar. Com isso pude sair do relacionamento abusivo que vivia e hoje trabalho no que gosto e sustento meus filhos,” disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Fernanda Braga tem história parecida. Aluna de escola pública desde criança, foi indicada por um amigo à diretoria da escola para participar da seleção da Oportunize. “Tinha participado da olimpíada de matemática. Meu amigo sabia que gostava de estudar e tinha boas notas. Como ele era amigo dos coordenadores da escola, me indicou. Fui uma das selecionadas e cursei o 3º ano do ensino médio no Colégio Christus, com tudo custeado pela associação”, relata.

Meses após concluir o ensino médio, Fernanda ingressou no curso de direito pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). “Quando estava na associação, eles fizeram um teste vocacional. Foi legal, porque conheci muita profissão que achava ser distante da minha realidade. Sempre vi o direito como algo bem elitizado, difícil de entrar. Eles me fizeram ver diferente.”

Hoje, já graduada, Fernanda estuda para ser aprovada em um concurso público. “Quando tiver minha estabilidade financeira garantida, pretendo voltar para a Oportunize, agora contribuindo para melhorar o futuro de outros jovens. Tem muita gente boa por aí, precisando de uma oportunidade,” finaliza.

Beatriz e Fernanda estão entre as 80 pessoas que receberam apoio da Oportunize, organização criada por amigos em 2005 que tem como objetivo financiar cursos pré-Enem e profissionalizantes a jovens e adultos carentes. “A Oportunize foi criada por um grupo de amigos que queria ajudar pessoas carentes, muitas vezes pais e mães de família, dando-lhes uma oportunidade para ingressar no ensino superior ou fazer um curso profissionalizante para trabalhar posteriormente. É um trabalho de formiguinha, uma ajuda pequena, mas que faz toda a diferença na vida dessas pessoas,” declara Flávia Unnenberg, uma das fundadoras da associação.

Os recursos para custear os sonhos desses jovens vem do bolso de pessoas voluntárias. Todo mês, os membros da Oportunize contribuem com uma quantia fixa de R$80, que é destinada para custear os cursos. Interessados em ajudar podem visitar o site da instituição e contribuir com o valor desejado.

A seleção atual ocorre até 15 de setembro. Pessoas acima de 16 anos, de baixa renda, devem entrar no site da associação e preencher o formulário. Depois, os candidatos passarão por quatro etapas seletivas, todas eliminatórias. Dentre as etapas, está uma prova de português e matemática para os que querem ingressar em um curso pré-Enem, além de teste psicológico e entrevista com todos.

Serviço

Seleção para jovens que receberão auxílio da Associação Oportunize para ingressar em cursos profissionalizantes ou superior.

Data: de 1º a 15 de setembro.

Informações: http://www.oportunize.org

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar