Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Marinha alerta para ventos de 55km/h e ondas de 2,5 metros no litoral cearense

Fenômeno também ocorre em Natal e e São Luiz. "A Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas", diz nota Marinha
20:09 | Ago. 15, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Marinha do Brasil alerta para ventos fortes de até 55 quilômetros por hora e ondas de até 2,5 metros. O alerta é válido até o próximo sábado, 17. Enquanto a ventania pode ocorrer até 12h, o segundo fenômeno pode durar ate 15h do mesmo dia. O alerta também é válido para Natal, no Rio Grande do Norte, e São Luiz, no Maranhão.

"A Capitania dos Portos do Ceará recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nestas áreas e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança", diz a nota.

Historicamente, a velocidade média dos ventos no Estado tem mais intensidade no segundo semestre do ano, segundo David Ferran, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Ele explica que, durante o período, os ventos sopram de uma zona de maior pressão para uma de menor pressão, de forma generalizada e por mais tempo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No primeiro semestre, especialmente no período chuvoso, as rajadas costumam alcançar maior velocidade, mas são localizadas e esporádicas, devido ao efeito provocado pelas nuvens. David fala que a velocidade média costuma atingir o valor mínimo em abril (15 km/h) e máximo em setembro (31 km/h).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar