Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Ceará registrou média de 34 acidentes de trabalho por dia em 2018; 58 trabalhadores morreram

Durante o ano passado, 12,5 mil acidentes foram registrados no Estado, segundo a Justiça do Trabalho
15:03 | Jul. 26, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho contabilizou 12,5 mil acidentes de trabalho no Ceará em 2018 - uma média de 34 casos por dia. Cinquenta e oito trabalhadores morreram no ano. Dados foram divulgados pela Justiça do Trabalho cearense, que lança alerta para o “Dia nacional de prevenção a acidentes de trabalho”, lembrado neste sábado, 27.

Gestor regional do Programa Trabalho Seguro, o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto afirma que a falta de comunicação à Previdência Social sobre as ocorrências oculta parte dos números.

“Metade dos acidentes de trabalho que ocorrem no País não é comunicada à Previdência Social”, calcula, informando que, com isso, além das estatísticas, o trabalhador fica “prejudicado”, privado "de vários benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente”, segundo o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT-CE).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ainda segundo o órgão, os gastos com acidentes de trabalho atingem cifras milionárias. Somente no Ceará, no ano passado e nos seis primeiros meses deste ano, o Instituto de Nacional de Seguro Social (INSS) pagou R$ 10,5 milhões em auxílio-doença por acidente de trabalho, auxílio-acidente previdenciário, aposentadoria por invalidez e auxílio acidente.

“As empresas que não observam a legislação sobre saúde e segurança no trabalho também arcam com indenizações por danos morais, materiais e pensões”, complementa o TRT.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar