Unidades penitenciárias recebem doação de mais de 700 livros para projeto Livro Aberto
Através do projeto, cada detento consegue reduzir seu tempo dentro do presídio através do incentivo da leitura
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) recebeu, na última sexta-feira, 12, a doação de mais de 700 obras literárias da Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). O livros foram entregues por representantes da instituição ao secretário executivo Maiquel Mendes na sede da SAP, na Aldeota.
A iniciativa aconteceu após a visita realizada por alunos do curso de Direito a Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes, em Aquiraz. “Nós visitamos a unidade para entender a realidade de um psicólogo que trabalha na área jurídica. Chegando lá, eles nos surpreenderam e disseram que queriam ter mais acesso a livros. Depois dessa conversa mobilizamos vários setores para a doação”, conta o coordenador da graduação Taffarel Silveira.
Através de uma campanha realizada pela faculdade, os alunos arrecadaram em quinze dias mais de 700 obras com temas que variam entre, romances, ficção, autoajuda e didáticos.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
AssineProjeto Livro Aberto
Através do projeto, cada detento consegue reduzir seu tempo dentro do presídio por meio da leitura. Por mês, é possível escolher uma obra literária com o prazo de 20 a 30 dias para que um relatório sobre o conteúdo seja apresentado.
O relatório precisa ser feito de forma individual, presencial, no local reservado para a conclusão do projeto. A resenha deve atingir a nota igual ou superior a 6 e ser aprovado pela Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).
Depois disso, a resenha é levada para avaliação em uma vara judicial para que seja contabilizada a redução da pena. Ao final de 12 obras lidas e avaliadas, o detento terá a possibilidade de redimir 48 dias no prazo de 12 meses da sua pena.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente