PUBLICIDADE
Ceará
PESQUISA ANATEL

Banda larga fixa do Ceará fica em 2° lugar no ranking de satisfação dos consumidores, diz Anatel

No Estado as operadoras Brisanet, Vivo e Claro tiveram o melhor desempenho nos serviços oferecidos

10:55 | 14/03/2019
A Anatel informou que, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados melhorou em relação às três últimas pesquisas. (Foto: Anatel Oficial)
A Anatel informou que, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados melhorou em relação às três últimas pesquisas. (Foto: Anatel Oficial)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou na última segunda-feira, 11, o resultado da quarta Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida dos consumidores com sua prestadora e a percepção sobre os serviços oferecidos de telefonia fixa, telefonia móvel pré e pós-pagas, banda larga fixa e TV por assinatura em todo o Brasil referente ao ano passado.

Em relação aos dados divulgados sobre o Ceará, o melhor resultado foi do serviço oferecido pela banda larga fixa (2° lugar, nota 6,98), seguido por telefonia móvel pré-paga (6° lugar, nota 7,30), TV por assinatura (9° lugar, nota 7,41) e a telefonia móvel pós-paga (15° lugar, nota 7,25). O pior resultado foi na telefonia fixa (22° lugar, nota 6,93).

Sobre as prestadoras dos serviços disponibilizados no Ceará, a Brisanet foi a melhor na oferta de banda larga fixa (nota 7,88). Já a Vivo obteve os melhores desempenhos na telefonia móvel pré-paga (nota 8,19) e pós-paga (nota 7,86). E a Claro alcançou atuação satisfatória geral na telefonia fixa (nota 7,77) e TV por assinatura (nota 7,74).

A operadora Oi teve a pior nota (6,30) em relação ao serviço de telefonia fixa oferecida no Estado.

Resultados em geral

A Anatel informou que, no ano de 2018, o desempenho dos serviços pesquisados melhorou em relação às três últimas pesquisas. As categorias dos serviços receberam notas por meio de sete indicadores: atendimento telefônico, canais de atendimento, capacidade de resolução de demandas, cobrança, funcionamento, oferta e contratação e reparo e instalação.

Os destaques gerais positivos foram em relação à telefonia móvel, que apresentou melhorias consistentes desde 2015. Em 2018, a telefonia pré-paga se igualou a TV por assinatura na satisfação geral. Porém, a Banda larga fixa continua sendo o pior serviço avaliado na maioria dos indicadores.

As entrevistas para essa pesquisa foram feitas por telefone e realizadas pela empresa Ibope Inteligência entre 9 de julho a 16 de novembro de 2018.

DAVID MOURA