Participamos do

Chove em 70 municípios nas últimas 24 horas, segundo Funceme

Este é o quarto dia desde o início da quadra chuvosa em que mais de 60 cidades registraram precipitações
10:35 | Fev. 05, 2019
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 70 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Desde o início da quadra chuvosa, na última sexta-feira, 1º, este é o quarto dia que registra precipitações em pelo menos 60 municípios. O maior índice registrado foi no município de Santana do Acaraú, localizado no Litoral Norte, com 46 milímetros (mm).

Pelo segundo dia consecutivo, a região Jaguaribana concentra boa parte das chuvas no Estado, com a segunda e terceira maiores marcas do dia: Iracema (45 mm) e Ererê (43 mm).

Já na região de Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, duas cidades registraram precipitações acima de 40 mm, em Independência (42.2 mm) e Crateús (41 mm). Na mesma área, outros três municípios superaram 15 mm de chuva: Novo Oriente (26 mm), Solonópole (23 mm) e Quiterianópolis (19 mm).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Caucaia ficou entre as dez maiores precipitações do dia, com a marca de 38 mm. Na Capital, o maior índice registrado foi no posto de Messejana, com 16 mm de chuva.

Previsão

Para esta terça-feira, 5, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões do Ceará. Em Fortaleza, há uma maior probabilidade de chuva pela manhã e a temperatura deve variar entre 24ºC e 32ºC.

O Estado segue com condições favoráveis para chuva nos próximos dias. A análise feita indica que há nuvens sobre todas as macrorregiões, principalmente no Centro-Sul, Ibiapaba e Litoral Norte, onde são esperadas precipitações mais consideráveis.

A maior probabilidade de chuva se deve à proximidade de uma Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próximo ao Litoral Norte e a expectativa da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), ambos sistemas meteorológicos que atuam historicamente no Ceará.

10 maiores chuvas por posto no dia

Santana do Acaraú: 46.0 mm

Iracema: 45.0 mm

Viçosa do Ceará: 43.0 mm

Ererê: 43.0 mm

Independência: 42.2 mm

Crateús: 41.0 mm

Forquilha: 40.0 mm

Caucaia: 38.0 mm

Iracema: 34.0 mm

Frecheirinha: 31.0 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags