Participamos do

Chove em 19 municípios; Cariri é região com maior índice de precipitação

Precipitações devem aumentar nos próximos dois dias devido à proximidade do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) no leste do Estado
10:45 | Jan. 29, 2019
Autor O Povo
Foto do autor
O Povo Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Choveu em 19 municípios do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações sofrem uma redução no fim da pré-estação chuvosa devido ao posicionamento desfavorável de sistemas meteorológicos que agem historicamente no Estado.

A três dias do início da quadra chuvosa, a região que registrou o maior índice de precipitação foi o Cariri, com a maior marca do Estado: 29 milímetros (mm) no município de Ipaumirim. Na mesma área, Altaneira chegou a 16 mm e Barro alcançou a marca de 14 mm.

Macaque in the trees
Mapa mostra os municípios que registraram chuvas entre as 7 horas desta segunda-feira e o mesmo horário desta terça-feira. (Foto: Reprodução/Funceme)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já na região do Sertão Central e Inhamuns, uma das mais secas do Estado, houve registro de chuva nos municípios de Tauá (13.4 mm), Quixeramobim (6.5 mm), Quixadá (6 mm) e Ibaretama (6 mm)

Pré-estação

O intervalo entre os meses de novembro e janeiro é conhecido no Ceará como pré-estação. Isso se dá porque o período antecede a quadra chuvosa, que acontece entre fevereiro e maio. Segundo a Funceme, esse ciclo tem 40% de chance de ter chuvas em torno da média, neste ano.

A pré-estação que iniciou em 2018 e se estende até os próximos três dias, atingiu algumas marcas históricas: teve o novembro mais chuvoso desde 1979, o dezembro com mais precipitações em 8 anos e o janeiro com maior número de chuvas em três anos.

Previsão

Para esta terça-feira, 29, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva para todas as regiões do Ceará. Isso deve se estender também na quarta-feira, 30, e se dá devido à proximidade do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) ao leste do Estado. Em Fortaleza, há nebulosidade variável, com maior possibilidade de chuva durante a manhã. A temperatura deve variar entre 24ºC e 32°C.

10 maiores chuvas por posto no dia:

Ipaumirim: 29 mm

Ibicuitinga: 16.4 mm

Altaneira: 16 mm

Barro: 14 mm

Tauá: 13.4 mm

Granja: 13 mm

Barro: 9.6 mm

Aurora: 9.6 mm

Barbalha: 9.1 mm

Aurora: 7.4 mm

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags