Participamos do

Rota Cariri é lançada e abrange mais de 50 pontos turísticos

O projeto tem como estratégia o fortalecimento da economia e do turismo na região do Cariri
21:04 | Mar. 03, 2020
Autor Ismia Kariny
Foto do autor
Ismia Kariny Estagiária O POVO online
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) lançou nesta terça-feira, 3, a Rota Cariri, projeto que tem o objetivo de impulsionar o fluxo turístico nas regiões do Cariri Cearense. Com mais de 50 pontos turísticos perpassando a rota, a expectativa é de que o serviço possa contribuir para o desenvolvimento de um turismo cultural e sustentável na região. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com o secretário da Cultura Fabiano Piúba, a ação conjunta entre as secretarias, no desenvolvimento da Rota Cariri, compreende os patrimônios natural e cultural da Chapada do Araripe e do Cariri como atrativos para o turismo de experiência. A região do Cariri recebe anualmente 2,5 milhões de visitantes por ano, a maioria em busca do turismo religioso. Para Piúba, esse potencial se dá especialmente pela cultura da região, com destaque também para os seus bens arqueológicos e paleontológicos.

“É impossível pensar uma rota de turismo na região do Cariri dissociada da dimensão cultural e da riqueza exuberante da natureza, que tem a história da humanidade para contar”, destaca o secretário Fabiano Piúba. Segundo ele, o lançamento da Rota coincide com o projeto de candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e à Cultura (Unesco).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Entenda o serviço

Na prática, a Rota Cariri é um trabalho que envolve diversas instituições, desde as secretarias municipais e o Governo do Estado até as universidades, iniciativas privadas e demais órgãos da região. “Esse projeto tem que ser abraçado pelos municípios e instituições da região; temos uma estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva e hoteleira, qualificação das rotas turísticas, e uma agenda intensa de capacitação dos agentes do turismo da região”, detalha o secretário de Cultura, Fabiano Piúba.

Entre as ações planejadas para o projeto, a parceria com o Sebrae se destaca por visar o desenvolvimento dos agentes que influenciam nas atividades turísticas da região do Cariri. “O Sebrae participa da Rota Turística do Cariri trabalhando os pequenos empreendedores, para que eles cuidem da gestão dos seus negócios para melhorar sua participação dentro da cadeia turística aqui do Cariri”, esclarece Joaquim Cartaxo, superintendente do Sebrae.

Segundo Cartaxo, o Sebrae deve organizar eventos para promover a economia do município, tratando sobre temáticas que envolvam o turismo do Cariri, dentro dos segmentos relacionados a cultura, ciência e religião. Dessa forma, serão apresentados os produtos, e os microempreendedores interessados podem receber o apoio do órgão. Pelo menos 120 empreendedores participarão desse processo de capacitação.

Rota turística

A rota de turismo no Cariri inclui mais de 50 pontos turísticos em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda, Santana do Cariri e Assaré. De acordo com o secretário de Turismo, Arialdo Pinho, os pontos foram escolhidos a partir de uma avaliação em conjunto com a Sebrae e a Secult. Entre as ações de turismos da região, foram selecionados: o Horto, em Juazeiro do Norte, atrações como o Geopark, a Igreja do Rosário (Barbalha), o Engenho Tupinambá (Barbalha), o Seminário São José (Crato), a Fundação Casa Grande (Nova Olinda) e a loja de Espedito Seleiro (Nova Olinda), entre outros.

Com informações de Luciano Cesar/CBN Cariri

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar