Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Alunos do Cariri recebem formação sobre a festa do Pau da Bandeira

Ação acontece em 16 escolas públicas de Barbalha. O intuito é o de garantir a preservação e promover a memória da manifestação cultural
00:00 | Set. 18, 2019
Autor Angélica Feitosa
Foto do autor
Angélica Feitosa Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, que foi reconhecida como patrimônio cultural brasileiro desde 2015, é o tema do Projeto Memória da Festa nas Escolas, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da cidade, a partir desta quarta-feira, 18, em Barbalha. A ação promoverá atividades em 16 escolas públicas da região do Cariri.

Serão realizadas, na primeira etapa do projeto, que acontece nesta quarta e quinta-feira, 19, visitas a quatro escolas de ensino fundamental de Barbalha. Entre as atividades propostas estão exposição fotográfica sobre a festa; palestra sobre a história da manifestação e as transformações que sofreu ao longo do tempo; apresentação de uma banda cabaçal; e o depoimento de um carregador do pau da bandeira, que compartilhará suas memórias sobre o bem cultural.

Palestra sobre o Pau da Bandeira leva memória da festa para 16 escolas de Barbalha. Na foto, Banda Cabaçal na Escola Municipal Senador Martiniano de Alencar
Palestra sobre o Pau da Bandeira leva memória da festa para 16 escolas de Barbalha. Na foto, Banda Cabaçal na Escola Municipal Senador Martiniano de Alencar (Foto: Divulgação)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ao longo dos próximos quatro meses, a programação deve ser reproduzida nas outras instituições de ensino de Barbalha. O intuito é que ele sirva de subsídio para que professores desenvolvam outras atividades educativas, envolvendo a festa. A expectativa é que cada encontro reúna de 70 a 100 alunos.

Diretora da Escola Municipal Senador Martiniano de Alencar de Barbalha, Maria das Dores de Macedo, compartilha que o projeto converge com ações já desenvolvidas no colégio. Para a marcha da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, ela exemplifica que foi eleito o tema Memórias da Nossa Terra e a Festa do Pau da Bandeira estava presente em uma das alegorias. A escola foi a primeira a receber a formação e a gestora conta que os cerca de 400 estudantes que receberem o treinamento já têm, no cotidiano das aulas, o tema da preservação da cultura e da memória presentes.

Na apresentação da aula inicial do projeto, o historiador Igor Soares, técnico do Iphan, exibiu 15 fotos com os momentos mais importantes da festa. Na palestra, aconteceu ainda a apresentação de uma banda cabaçal.

Aluna do 6º ano, Clara Santos, 11, era uma das estudantes mais atentas à apresentação. Ela conta que, junto à tradição da Igreja Católica, a festa foi ganhando patamares cada vez mais populares. Hoje, carregar o pau da bandeira virou uma celebração que tem a preocupação com o meio ambiente. “É feito sempre o reflorestamento e a árvore é retirada de duas fazendas”, conta a menina.

Sobre a festa do Pau da Bandeira

Manifestação cultural do Ceará, a Festa do Pau da Bandeira, em Barbalha, é uma celebração popular que, desde 1928, antecede os festejos do dia de Santo Antônio, 13 de junho, marco que dá início às comemorações juninas no Brasil. Em 2015, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro e inscrita no Livro de Registro das Celebrações pelo Iphan.

A festa se trata de uma grande celebração que acompanha a versão local do costume de erguer, em frente à Igreja Matriz, um tronco de grande porte para receber a bandeira do santo padroeiro da cidade. A data central da festa é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do pau da bandeira.

Escolas de Barbalha onde acontecerão as palestras até o fim do ano:

1ª fase:

- Josefa Alves de Sousa ETI

- Edson Olegário de Santana ETI

- Cesar Cals de Oliveira ETI

- Senador Martiniano de Alencar ETI

2ª fase:

- Maria Linhares Sampaio EMEIF

- Santa Luzia EMEIF

- Sebastião Santiago da Paz EMEIF

- Joaquim Duarte Grangeiro EMEIF

3ª fase:

- Luiz Filgueira e Manuel Saraiva da Cruz EMEIF

- Maria Alacoque Bezerra de Figueredo EEF

- Maria Valquiria Teles Moreira EEF

- Raimundo Sebastião Sampaio EMEIF

4ª fase:

- Antonio Costa Sampaio EMEIF

- Maria das Dores Sampaio EMEIF

- Raul Coelho de Oliveira EEF

- Maria das Graças Furtado Correia CEI

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar