Participamos do

Juazeiro do Norte terá videomonitoramento com inteligência artificial e recarga de veículos elétricos

Projeto também irá disponibilizar mais de 100 pontos de wi-fi gratuitamente, além de gerar energia limpa (solar ou eólica) em praças públicas
13:25 | Dez. 02, 2018
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1]Acontece até quarta-feira, dia 5, consulta pública às minutas do edital de licitação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Juazeiro do Norte Cidade Inteligente. Realizado pela Prefeitura, vai viabilizar videomonitoramento com inteligência artificial em mais de 300 pontos da Cidade e permitirá o recarregamento gratuito de veículos elétricos em postes de iluminação. 

O projeto também irá disponibilizar mais de 100 pontos de wi-fi gratuita, além de gerar energia limpa (solar ou eólica) em praças públicas. Realização é por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), que executa o Plano Diretor de Cidade Inteligente do Município. O projeto foi lançado no último dia 5.
 
"Nos primeiros 15 meses da PPP, a concessionária deverá garantir que, em 8 praças da Cidade, todos os pontos de iluminação pública sejam alimentados por placas solares e/ou estruturas de geração eólica, que deverão ser instaladas de forma integrada aos postes de iluminação", afirma o secretário, Michel Araújo.

As praças selecionadas são: praça Padre Cícero (Centro), praça José Ilânio Gondim (Jardim Gonzaga), praça Antonio Yone Rodrigues (Novo Juazeiro), praça José Geraldo da Cruz (Franciscanos), praça Feijó de Sá (Triângulo), praça Beata Maria de Araújo (Centro), praça Des. Juvêncio Santana (São Miguel) e praça Antônio Conserva Feitosa (Lagoa Seca). 

A ideia é que o Município passe a usufruir mais das tecnologias avançadas nos serviços públicos, já que o conceito de inovação parte desse aproveitamento criativo das infraestruturas para uma pluralidade de prestação de serviços.

O projeto prevê a substituição de cerca de 26 mil luminárias da Cidade por LEDs, criando assim as chamadas "praças solares". A mudança deve garantir, no mínimo, economia de 55% no consumo de energia elétrica do parque de iluminação pública, segundo as projeções da Sedeci.

"Em países da Europa, já é comum a oferta de recarga dos veículos com o aproveitamento dos postes de iluminação, pois traz grande economia de escala e eficiência operacional", diz o diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo do Município, Ermeson Silva. "Seremos o primeiro Município brasileiro a implementá-lo, sendo que, nos dez pontos que serão instalados na primeira fase da PPP, o carregamento será 100% gratuito, a fim de estimular os cidadãos à migração para veículos elétricos", conclui. 
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente