Enem 2022: veja dicas de como fazer uma boa prova de redação

Professora de redação dá dicas de como exercitar a escrita do texto dissertativo-argumentativo

Estudantes de todos os estados do Brasil se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para ocorrer nos dias 13 e 20 de novembro. No primeiro dia de prova, além das questões de Ciências Humanas e de Linguagens e Códigos, os alunos devem produzir um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema proposto. Pensando nisso, O POVO reuniu dicas para fazer uma boa redação.

O texto dissertativo-argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos, opinião e explicações fundamentadas. Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Letícia Flores, professora de redação do Stoodi, plataforma de cursinho preparatório para o Enem e pré-vestibular 100% online, pontua que as dificuldades apresentadas pelos alunos são bastante individuais.

No geral, após as etapas mais técnicas exigidas em um texto formal em língua portuguesa ante os critérios avaliativos, “desenvolver uma argumentação produtiva é o principal desafio dos alunos”.

“Isso porque a seleção de argumentos em defesa de um ponto de vista de forma coesa e coerente exige, de fato, que a candidata ou candidato tenha um projeto de texto em que aplique as estratégias linguísticas e textuais aprendidas ao longo do ano de modo a tornar seu ponto de vista (que é a tese, não a opinião pessoal do aluno) claro, objetivo e bem fundamentado por fatos, dados, notícias e outros”, afirma a professora.

Enem: sugestões de temas para a prova de redação

Quanto aos temas da redação do Enem, a professora explica que “toda situação-problema fruto do convívio em sociedade e que toque, de forma direta ou indireta, na relação do ser humano com a sociedade é passível de ser abordada em uma proposta de redação”.

Para a edição deste ano, ela faz algumas apostas:

- Inteligência artificial, como a ferramenta Deep Fake, na manipulação da opinião pública;
- Questões de gênero e/ou desafios das pessoas com deficiência (PCDs);
- Direitos das mães no mercado de trabalho;
- Desigualdades no acesso aos serviços públicos por populações indígenas e ribeirinhas;
- Linguagem usada na atualidade, a qual reflete nosso contexto histórico e político, assim como discursos e seus mecanismos de persuasão dos cidadãos.

5 dicas para fazer uma boa redação no Enem

A professora de redação do Stoodi mostra ainda quais são os cinco principais itens que devem ser levados em consideração para o estudante alcançar uma ótima nota.

1. Pratique a escrita

Ressignificar o processo de construção do texto é fundamental para o exercício da escrita. Para isso, a docente destaca a importância dos treinos na rotina, seja escrevendo um diário, registrando sobre os nossos sentimentos, ou fazendo um cronograma de estudos.


2. Mantenha o hábito da leitura

Segundo Letícia Flores, a leitura ajuda a desenvolver a imaginação e potencializar a interpretação dos fatos, além de estimular a memória e o raciocínio do estudante.

3. Não fique preso a um modelo engessado de redação

Para uma boa redação, a professora destaca que é importante entender o que está além dos textos de apoio e interpretar a proposta, selecionando informações, dados e citações para construir bons argumentos, de forma coesa e coerente.

4. Faça um “esqueleto” da redação antes de começar a escrever

Neste ponto, Letícia ressalta a importância de determinar qual será a tese e quais argumentos serão utilizados, separando tópicos sobre o que deseja trazer em cada parágrafo por meio de um projeto de texto. Na hora da conclusão, é importante retomar a tese, para ter certeza que o texto respeitou a proposta inicial. 

5. Estude temas da atualidade

Acompanhar os principais temas políticos, sociais e econômicos da atualidade fará diferença no momento da escrita do texto dissertativo-argumentativo, além de melhorar a capacidade de relacionar assuntos.

O que fazer quando você “travar” na hora de escrever o texto?

A professora de redação aconselha aos alunos a se fazerem alguns questionamentos diante do recorte temático apresentado, tais como:

- Por que essa temática é relevante?
- Qual é a real situação-problema apresentada por esse tema?
- De que forma os textos de apoio estão relacionados entre si a fim de facilitar minha interpretação desse contexto?
- Como a população é afetada pelos problemas apontados aqui?
- Quais as causas e as consequências dessa situação para todos os cidadãos que convivem em sociedade?

“Ao responder essas perguntas, somos capazes de furar nossa bolha, expandir nosso olhar e pensar de forma mais crítica e menos enviesada sobre o assunto. As respostas também vão nortear nosso projeto de texto, a seleção de argumentos e a tese que o aluno ou aluna deverá apresentar na introdução e desenvolver ao longo da redação”, destaca Letícia.

Conforme Letícia, embora os alunos estudem o conteúdo, exercitem as questões e pratiquem a leitura e a escrita, não há como ter um bom desempenho na hora da prova se eles estiverem tomados pelo nervosismo.

“Meu conselho é que vocês cuidem do corpo e da mente, mantenham-se hidratados, procurem se alimentar da forma mais saudável possível dentro da sua realidade, alonguem e movimentem seu corpo e mantenham um diário das suas emoções e metas diárias, pois esse tipo de escrita é uma ferramenta excelente no manejo da ansiedade e gestão das expectativas antes, durante e depois da prova. Cuidem da saúde, respeitem os momentos de descanso e tenham claras suas metas para não procrastinar os estudos. Ah, e é claro: divirtam-se no caminho!”, declara.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

dicas de redação enem stoodi português redação redação enem enem 2022

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar