Isenção do Enem 2022: como fazer? Confira a passo a passo

Estudantes interessados em solicitar a taxa de isenção para o Enem 2022 tem até às 23h59min do dia 15 de abril para preencher a solicitação no site do Inep; saiba como fazer

O primeiro passo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 começou: desde segunda-feira, 4 de abril (04/04), os estudantes podem solicitar a isenção da taxa da prova para o teste deste ano. Os interessados terão até o dia 15 de abril para preencher a solicitação na página do participante do Inep.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

É importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame e há alguns pré-requisitos para os estudantes que solicitaram a taxa em 2021 mas não realizaram a prova. O POVO organizou um passo a passo sobre quem pode solicitar a taxa de isenção do Enem 2022, como fazê-lo e outras informações. Confira:

Isenção do Enem 2022: como fazer? Veja passo a passo

  • Acesse a página do participante do Inep e clique em "justificativa de ausência/isenção"
  • Selecione a figura solicitada
  • Informe seu CPF e a data de nascimento
  • Leia as condições de isenção e clique em "Li e concordo"
  • Confira suas informações pessoais
  • Siga os passos da tela, inserindo as informações solicitadas

Isenção do Enem 2022: até quando vai?

Os estudantes interessados em solicitar a isenção para o Enem 2022 devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até às 23h59 do dia 15 de abril.

Isenção do Enem 2022: quem pode pedir?

Podem solicitar a isenção da prova:

  • participante que esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
  • participante que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada;
  • participante que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.

Isenção do Enem 2022: e quem faltou a prova em 2021?

O participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição na edição de 2021, porém não compareceu a nenhum dos dois dias de prova deverá justificar a ausência para estar apto a solicitar a isenção da taxa de inscrição no Enem 2022. Inclusive, o Inep não aceitará auto declarações redigidas pelo solicitante ou por seus pais e/ou responsáveis.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem 2022 enem 2022 isencao taxa enem como ser isento enem inep isencao enem 2022 isensção

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar