Banco Central confirma primeiro caso de vazamento de dados de chaves Pix

Ao todo, foram expostos dados referentes a 395.009 chaves Pix. BC declarou que já adotou medidas para apurar o caso e que lesados serão notificados

O Banco Central registrou nesta quinta-feira, 30, o primeiro caso de vazamento de chaves Pix. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, os dados eram pertencentes a clientes do Banco do Estado de Sergipe (Banese). De acordo com a autarquia, a causa da exposição foi devido a "falhas pontuais em sistemas dessa instituição financeira".

O Banese informou que foram detectadas "consultas indevidas" a dados relacionados a 395.009 chaves Pix, referentes a pessoas que não são clientes do banco. Em comunicado, o Banco Central declarou que o vazamento não interfere na segurança financeira dos clientes.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações pessoais são de natureza cadastral, que não permite permissão de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras ", disse o BC em nota.

A instituição informou que pessoas que tiveram seus dados expostos serão notificados por meio do aplicativo do banco. "Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail", continuou em nota.

O BC declarou, ainda, que adotou medidas para apurar o caso de vazamento dos dados relacionados ao sistema de pagamentos instantâneos. "Mesmo não sendo exigido pela legislação vigente, por conta do baixo impacto potencial para os usuários, o BC decidiu comunicar o evento à sociedade, à vista do compromisso com a transparência que rege sua atuação", completou a autarquia.


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Vazamento chaves Pix dados chaves Pix Banco Central Banco do Estado de Sergipe (Banese)

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar