Pesquisa: pessoas que seguem em home office têm salário e formação maiores

Maioria dos entrevistados pelo Instituto Datafolha não está mais em regime de trabalho remoto, ganham até dois salários mínimos e possuem formação até o ensino fundamental

Trabalhar em casa passou a ser a principal medida para cumprir decretos de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 no ano passado e acelerou a tendência de trabalho no mercado. No entanto, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, o regime de trabalho remoto caiu em 2021, permanecendo apenas em alguns segmentos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Dentre os entrevistados na pesquisa Datafolha, 24% estão em home office. Destes, 48% possuem formação no ensino superior e 49% ganham mais de dez salários mínimos. Em relação a 2020, o número caiu 20 pontos percentuais, já que 44% dos entrevistados estavam em regime de trabalho remoto no ano passado.

Dentre os 76% dos entrevistados que não estão em home office em 2021, 96% têm formação até o ensino fundamental e 90% ganham até dois salários mínimos (ou R$ 2.200, em valores deste ano). Neste grupo, 54% relataram piora da situação financeira ao longo da pandemia. Essa percepção cai para 22% entre os que ganham mais de 10 salários mínimos.

Home office foi minoria entre trabalhadores, diz pesquisa

Ainda de acordo com o estudo, apenas 37% dos entrevistados esteve em regime de trabalho remoto em algum momento da pandemia. Destes, 61% têm ensino superior e 65% ganham de cinco a dez salários mínimos. Do total de quem trabalhou remotamente, 16% gostariam de retomar o presencial e 21% gostariam de manter o home office.

Dentre os entrevistados da pesquisa que estão em home office (24%), 11% acreditam que a prática irá diminuir e apenas 5% apostam em aumento das atividades remotas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

home office pesquisa datafolha trabalho remoto datafolha

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar