Hoje é Dia: combate à discriminação racial é destaque na semana

Nesta semana, entre os dias 27 de junho e 3 de julho, fatos marcantes da história nacional e internacional completam datas redondas desde o acontecimento. O pau-brasil é a árvore nacional há 60 anos, a apresentadora e culinarista Palmirinha Onofre completa 90 anos o empreendedor da SpaceX, Elon Musk, 50. Também faz meio século do acidente que levou à morte a tripulação russa da espaçonave Soyuz.

Em 3 de julho, completam-se 70 anos da lei Afonso Arinos (n° 1.390/1951), que tornou a discriminação racial um crime no país. A data também marca o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, criado em decorrência da sanção da lei. Afonso Arinos foi um político e diplomata, que morreu em 2020, aos 89 anos. Foi ele o autor da lei, em 1951, quando deputado federal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em maio deste ano, o governo brasileiro ratificou a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. Os países que ratificam a convenção se responsabilizam a prevenir, eliminar, proibir e punir legalmente todos os atos e manifestações de racismo, discriminação racial e intolerância.

Pau-brasil, árvore nacional

Em tupi-guarani, Ibirapitanga significa árvore vermelha. Derivado do latim “brasilia”, Brasil significa cor de brasa. A importância comercial da madeira do pau-brasil (Guillandina echinata) movimentou o início do processo de colonização do país que ganharia parte de seu nome.

Hoje, ameaçada de extinção depois da exploração predatória, completa-se 60 anos desde que o pau-brasil foi declarado como a Árvore Nacional. O título surgiu do projeto do então presidente Jânio Quadros, datado em 27 de junho de 1961. Ao lado do pau-brasil, está o ipê-amarelo (Caryocar brasiliense), que foi considerada a Flor Nacional pela mesma lei.

Ao programa Natureza Viva, o doutor em Geografia pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Unesp, Thiago José Berg, defendeu que a árvore deveria fazer parte do brasão brasileiro, como um dos símbolos do país:

Your browser does not support the audio element.

Sonoridade do saxofone

O Jazz Livre!, programa da Rádio MEC, valoriza especialmente músicas tocadas por um instrumento de sopro de timbre agudo: o saxofone.

O equipamento foi patenteado em 28 de julho de 1846, há 175 anos. Quem o criou foi o fabricante de instrumentos musicais Adolphe Sax, como conta a reportagem do quadro História Hoje:

Your browser does not support the audio element.

Orgulho LGBTI

Nesta segunda-feira (28), também se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. A data marca a reação histórica dos frequentadores do bar Stonewall Inn em Greenwich Village, em Nova Iorque (EUA). Em 28 de junho de 1969, os clientes reagiram pela primeira vez contra as as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto.

Nesse dia, em diferentes partes do mundo, ocorrem paradas pelos direitos da população LGBTI. Devido à pandemia, em 2020 o evento teve que ser virtual no Brasil. Em 2018, o Repórter Brasil fez uma matéria especial para relembrar o ocorrido no Bar Stonewall e como a comunidade LGBTI no Brasil ainda é uma das grandes vítimas de assassinato por preconceito sexual e de gênero.

Assista:

Tragédia no espaço

Em 30 de junho, a tripulação da espaçonave soviética Soyuz morreu após um problema em uma válvula, que que deixou o ar escapar do módulo onde estavam. A tragédia repercutiu em todo mundo e a tecnologia tem se desenvolvido, cada vez mais, para evitar acidentes como esse.

Mas há 50 anos também nascia o bilionário Elon Reeve Musk, que investe sua fortuna em pesquisa espacial e é fundador da SpaceX, que pretende levar o ser humano a lugares mais distantes do espaço. Além disso, ele é presidente da Tesla Motors, entre outras empresas.

Aniversários

Existe uma apresentadora e cozinheira de mão cheia que marca gerações brasileiras. Palmirinha Onofre completa 90 anos no dia 29. Nesse mesmo dia, é dia de São Pedro, santo venerado pela religião católica.

Entre as personalidades que faria aniversário no dia 1º de julho estão Diana Spencer, a princesa de Gales. Falecida em 1997, Lady Di completaria 60 anos se fosse viva. No mesmo dia, a escritora Zélia Gattai, que morreu em 2008, completaria 105 anos e o cantor Alceu Valença faz 75 anos. Este episódio do Recordar é TV reverencia o talento do pernambucano:

No dia 2 de julho, a morte do escritor norte-americano Ernest Hemingway faz 60 anos. Ele recebeu o Nobel de Literatura em 1954 e é o autor das obras Por Quem os Sinos Dobram e O Velho e o Mar. Publicado em 1952, O Velho e o Mar tornou-se seu romance mais famoso. Conheça a história no História Hoje:

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:*//*-->*/

Voo 139 da Air France (Tel Aviv-Atenas-Paris) é sequestrado a caminho de Paris pela OLP e desviado para Entebbe, Uganda (45 anos)

Presidente Jânio Quadros declarou o pau-brasil a Árvore Nacional e o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional (60 anos)

São Paulo Futebol Clube sagra-se campeão paulista pela primeira vez no estádio do Morumbi, após vencer o Palmeiras por 1 a 0 (50 anos)

Dia do Mestiço nos estados Amazonas, Roraima e Paraíba

Nascimento do empreendedor e filantropo sul-africano-canadense-americano Elon Reeve Musk (50 anos) - fundador, CEO e CTO da SpaceX; CEO da Tesla Motors; vice-presidente da OpenAI; fundador e CEO da Neuralink; e co-fundador e presidente da SolarCity

O belga Adolphe Sax recebia a patente do saxofone (175 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBTI - comemoração para marcar a data do Incidente de Stonewall, de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, na cidade norte-americana de Nova Iorque, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

Nascimento da culinarista e apresentadora paulista Palmirinha Onofre (90 anos)

Dia de São Pedro

Dia do Colono Alemão em Petrópolis - feriado municipal

Lançamento do programa Garimpo, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro (11 anos)

Nascimento do ex-pugilista norte-americano Mike Tyson (55 anos)

A tripulação da espaçonave soviética Soyuz morre após suprimento de ar escapar por válvula defeituosa (50 anos)

Dia Nacional do Bumba meu Boi

Nascimento da filantropa britânica Diana Spencer, a princesa de Gales (60 anos)

Nascimento do cantor, compositor, instrumentista e advogado pernambucano Alceu Valença (75 anos)

Morte do mesatenista paulista Claudio Kano (25 anos)

Nascimento do ex-atleta norte-americano Carl Lewis (60 anos) - ganhou 10 medalhas olímpicas, sendo nove de ouro

Morte do jornalista, escritor e poeta mineiro Paulo Mendes Campos (30 anos)

Guerra Fria: o Pacto de Varsóvia é oficialmente dissolvido em uma reunião em Praga (30 anos)

Dia Internacional do Reggae - o dia foi inspirado por Winnie Mandela durante sua visita oficial à Jamaica, em julho de 1991, com o marido Nelson Mandela, logo após a libertação dele da prisão

Dia Mundial das Bibliotecas - é o resultado do manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, cujo documento foi aprovado em Paris, França, no dia 29 de novembro de 1994. Deste modo, a Unesco proclamou oficialmente a crença da entidade nas bibliotecas públicas como fomentadoras da promoção da paz e do bem-estar da sociedade

Estreia do programa Sem Censura na TVE Brasil, atual TV Brasil (36 anos)

Nascimento da escritora, fotógrafa e memorialista paulista Zélia Gattai (105 anos) - foi expoente da militância política nacional

Morte do político e ex-presidente mineiro Itamar Franco (10 anos)

Morte do escritor estadunidense Ernest Hemingway (60 anos) - agraciado com o Nobel de Literatura em 1954 e autor das obras Por Quem os Sinos Dobram e O Velho e o Mar

Dia do Bombeiro - o evento faz alusão ao 2 de julho de 1856, quando dom Pedro II assinou o Decreto 1.775, que criava o Corpo de Bombeiros Provisório da Corte

Nascimento do ator e diretor paulista Carlos Alberto Riccelli (75 anos)/p>

Morte do cantor, compositor e poeta estadunidense James "Jim" Douglas Morrison (50 anos) - conhecido como o vocalista da banda de rock The Doors

Promulgação da Lei Afonso Arinos, que proíbe a discriminação racial no Brasil (70 anos)

Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial - celebra a aprovação da Lei n° 1.390, a Lei Afonso Arinos, de 1951

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Geral Hoje é Dia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar