Enem 2021: inscrição começa dia 30; como se inscrever e cronograma de data

Inscrição para o Enem 2021 é obrigatória mesmo para quem conseguiu isenção da taxa; veja que dia começa e até quando pode fazer inscrição, como se inscrever, atualizar os dados e confira cronograma de data

Após incertezas sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, que não tinha verba prevista no orçamento do governo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que a data para fazer inscrição começa na quarta-feira, 30 de junho (30/06). Inep também confirmou as datas das provas para 21 e 28 de novembro.

Veja como se inscrever na Página do Participante, recuperar senha, atualizar dados, prazo para inscrição e cronograma do exame ao decorrer da matéria.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Nesta sexta-feira, 25, foram divulgados os resultados de pedidos de isenção da taxa para se inscrever no Exame, que é de R$ 85. Mesmo quem teve a gratuidade aprovada precisa realizar a inscrição no site do Enem, clicando aqui.

O POVO reuniu algumas dúvidas sobre a inscrição da prova. Confira abaixo:

Enem 2021: como se inscrever

A inscrição é feita online, pelo site do Enem, que pode ser acessado clicando aqui. Mesmo quem recebeu isenção da taxa precisa se inscrever.

Para acessar a Página do Participante, onde é feita o cadastro para a prova, é necessário ter uma conta gov.br. Ela pode ser criada clicando aqui.

Quem não lembra a senha, ou mesmo se já possui uma conta, pode digitar o CPF no campo correspondente: caso haja cadastro, ele pedirá a senha, que pode ser recuperada clicando em "esqueci minha senha". Caso não haja cadastro, o site oferecerá a opção para criar uma conta.

Enem 2021: prazo de inscrição

As inscrições para o Enem 2021 acontecem entre os dias 30 de junho e 14 de julho. Para não isentos, o pagamento da taxa de R$ 85 pode ser realizado até o dia 19 de julho.

Enem 2021: cronograma e data das provas

As provas do Enem 2021 acontecem nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, dois domingos. Confira abaixo o cronograma completo:

  • 30 de junho a 14 de julho: inscrições
  • 30 de junho a 19 de julho: pagamento da taxa para não-isentos
  • 30 de junho a 14 de julho: pedido de atendimento especializado (para pessoas com deficiência ou outras necessidades)
  • 19 a 23 de julho: pedido de uso do nome social na prova
  • 21 e 28 de novembro: realização das provas (nas edições impressa e digital)

Mais sobre Enem

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

enem inscrição enem data enem prazo enem cronograma enem enem como se inscrever enem 2021 isenção enem

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar