Após alerta de "risco hídrico", comitê do governo tenta evitar racionamento de energia

Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de emergência hídrica até setembro para a bacia do Paraná, que afeta as regiões Sudeste e Centro Oeste

Após alerta de “risco hídrico” emitido pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, nesta quinta-feira, 27, governo federal já trabalha para adotar medidas que evitem um racionamento de energia até outubro, período em que a seca é mais severa na região Centro Oeste e Sudeste.

Além disso, o Serviço Nacional de Meteorologia emitiu um alerta de emergência hídrica até setembro para a bacia do Paraná, que também afeta a região Centro Oeste e Sudeste do país. Com isso, a Agência Nacional de Águas (ANA) já pode vir a determinar nos próximos dias a redução da vazão dos reservatórios de hidrelétricas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS l Risco hídrico mostra necessidade de privatizar Eletrobras, diz secretário 

Com reservatórios em crise, setor elétrico faz pente-fino em térmicas

Segundo especialistas do setor do Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS), há risco real de cortes no fornecimento de energia entre setembro e outubro devido aos baixos níveis de chuvas nos últimos meses, principalmente em maio, prevendo que as chuvas só devem se normalizar a partir de novembro.

Na reunião do comitê, nesta quinta, 27, criado para tratar do assunto, integrantes do governo afirmaram que a adoção de medidas de racionalização do consumo de energia já deveriam estar em vigor a mais tempo.

Em entrevista ao portal G1, Adriano Pires, do Centro Brasileiro de Infraestrutura, disse que desde o começo do ano o governo já deveria ter tomado medidas para diminuir o consumo de energia no País por meio do reajuste no valor-referência para preços no mercado livre de energia e bandeira vermelha na conta de energia elétrica dos consumidores.

Ainda segundo Adriano, desde 2009 o Brasil falha no quesito planejamento e em tomadas de medidas que possam garantir segurança energética para o País.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

RACIONAMENTO ÁGUA RISCO HÍDRICO ENERGIA CHUVAS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar