Taxa de transmissão cai no DF, mas ocupação de UTI continua alta

O Distrito Federal tem reduzido a cada dia o índice de retransmissão do covid-19. O chamado Índice RT traz a estimativa de quantas pessoas são infectadas por um portador do vírus. Se o índice estiver em 1, significa que um portador transmite o vírus para apenas uma pessoa. Quanto maior o índice, maior o número de contaminados por esse portador. Atualmente, segundo o governo do DF, o índice está em 0,93.

O governador do DF, Ibaneis Rocha, decretou o fechamento do comércio e de atividades não essenciais em 1º de março. Na ocasião, a taxa de transmissão do vírus, ou Índice RT, estava em 1,38 e 92% dos leitos de UTI estavam ocupados. No dia 19 de março, Ibaneis prorrogou a medida. Desde o início do mês, com o início das restrições, o Índice RT passou a cair. A princípio, a restrição imposta pelo governo encerra na próxima segunda-feira (26). Não há informações se Ibaneis fará nova prorrogação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“O Governo do Distrito Federal esclarece que todas as medidas tomadas para combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos. A situação é monitorada pelo governo todos os dias, em tempo real. Quaisquer alterações nos protocolos vigentes serão publicadas no Diário Oficial”, afirmou a assessoria do governador, em nota.

Ao prorrogar o decreto, no dia 19, ele afirmou que “começará a liberar os setores prejudicados” se não houvesse piora nos índices de covid. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI na rede pública está em 96%. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES), foram registrados 1.805 novos casos nas últimas 24 horas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Geral Distrito Federal Restrições lockdown Pandemia Coronavírus covid-19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar