PUBLICIDADE
Brasil
NOTÍCIA

Governo do Pará decreta lockdown em Belém e outros cinco municípios

Apenas atividades consideradas essenciais podem continuar o funcionamento e apenas um membro de cada família poderá ser atendido nos estabelecimentos

22:56 | 15/03/2021
Governador do Pará declara lockdown de 7 dias em belém e região metropolitana  (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)
Governador do Pará declara lockdown de 7 dias em belém e região metropolitana (Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil)

Belém e outros cinco municípios da região metropolitana entraram nesta segunda-feira, 15, em regime de lockdown. A medida foi imposta pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), no último domingo, 14. A princípio, o regime de isolamento rígido durará por sete dias, seguindo até 21 de março. Apenas atividades consideradas essenciais podem funcionar durante o período em que o decreto estiver em vigor.

Segundo o governo, a medida tem como objetivo conter o avanço da Covid-19. “Não há algo mais entristecedor do que ver um irmão ou uma irmã paraense querendo um leito, querendo a oportunidade de lutar pela vida e não conseguir”, disse o governador Helder Barbalho em pronunciamento.

Além de Belém, os municípios de Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara também aderiram ao lockdown. Atualmente, a capital e as cinco cidades estão em situação de bandeira preta, indicando maior risco de contágio pelo novo coronavírus. O restante do estado segue em alerta de bandeira vermelha.

Durante o lockdown, o Governo do Estado determinou o fechamento do comércio. De acordo com o G1, apenas as atividades consideradas essenciais poderão continuar funcionando, como supermercados, farmácias, bancos, casas lotéricas e postos de gasolina.

LEIA MAIS: Desembargador nega pedido de lockdown no MA e Defensoria apresenta recurso

Além disso, a circulação da população também foi limitada, com apenas um membro de cada família poderá ser atendido nos estabelecimentos comerciais. O campeonato estadual de futebol também foi suspenso.

De acordo com o Governo do Pará, a taxa de ocupação dos leitos de UTI em Belém chega a 98% e 83% em todo o estado. A capital paraense já registrou, ao todo, 2.977 mortes por Covid-19.