Lockdown reduz o índice de transmissão de Covid-19 em Araraquara

Restrições mais severas foram decretadas após o município atingir 100% de ocupações de leitos para o tratamento da Covid-19.

O município de Araraquara (SP) tem queda de casos de Covid-19 entre os testados após 15 dias de confinamento social rígido, chamado de lockdown. A porcentagem de testagens positivas entre amostras coletadas caiu de quase 50% para 23%, avalia Eliana Honain, secretária municipal da saúde da região.

A Secretaria Municipal da Saúde de Araraquara consegue apontar dados positivos resultantes das medidas de confinamento que proibiram a circulação de moradores sem justificativa. As informações são do portal G1. Nos quatro dias que antecederam o lockdown, de 18 a 21 de fevereiro, o percentual de casos positivos entre os testados variou entre 37% a 49%, já nos últimos quatro dias, entre 4 a 7 de março, esteve entre 19% a 26%.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Assim como muitas regiões do País, o município passou a enfrentar uma crise no sistema de saúde. A taxa de ocupação dos leitos chegou a 100% nas últimas semanas e, segundo a prefeitura, a situação pode ter relação com a identificação da variante brasileira do vírus identificada em 29 pacientes.

Em entrevista ao G1, a secretária afirma que atualmente a região colhe os frutos do lockdown com a diminuição do número de casos. “Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social”, avalia a secretária Eliana Honain.

O lockdown na região foi iniciado no dia 21 de fevereiro. Um dia após a cidade registrar o maior índice de casos, 248. Já no último boletim, divulgado ontem, 8, foram registrados apenas 58 casos, somando 15.577 infectados desde o início da pandemia. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Araraquara possui em média 240 mil habitantes.

Até esta terça-feira, 9, a circulação de veículos e pessoas é permitida apenas para a compra de produtos e em casos de prestação de serviços permitidos pelo decreto municipal. As pessoas que estiverem na rua devem apresentar seus documentos e justificar sua circulação. Desde 10 de fevereiro, a cidade registra óbitos por Covid-19 todos os dias. Somente na segunda-feira, foram mais 6 óbitos. Em 2021, 160 pessoas já morreram de Covid-19. 

A secretária afirma que ainda não há resultado no número de mortes porque os pacientes que vieram a óbito estavam internados há mais tempo, foram contaminados no período de maior transmissibilidade. “É muito triste isso porque, se não fossem tantos contaminados, nós, com certeza, não teríamos esse número de óbitos.”

*As informações são do portal G1

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Araraquara São Paulo Covid-19 Lockdown Restrições

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar