Qual a diferença entre distanciamento, isolamento, lockdown, quarentena e toque de recolher?

Saiba diferenciar palavras se popularizaram desde o início da pandemia da Covid-19

O POVO buscou o significado de cinco palavras relacionadas às medidas de segurança adotadas contra a Covid-19. São elas: distanciamento, isolamento, lockdown, quarentena e toque de recolher. Com o recrudescimento da pandemia, os termos voltaram ao vocabulário institucional na tomada de decisões e foram utilizados com frequência pela população.

Distanciamento

Consiste em manter o afastamento , ausentar a proximidade ou reduzir o envolvimento com algo ou alguém. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Isolamento

Evitar qualquer tipo de contato. Nos hospitais, é a área destinada a acomodar pacientes com doenças infectocontagiosa ou de quem já contraiu. 

Quarentena

Período de 40 dias  imposto para detenção ou isolamento de pessoas, veículos ou animais procedentes de locais onde há doença contagiosa. Por conta da Covid-19, alguns governos têm imposto essa medida para quem chega ao país. Popularmente, tem sido chamado de quarentena o tempo de 14 dias para observação se há manifestação de doenças nos indivíduos.

Toque de recolher

A medida, decretada por autoridades ou governos, proíbe a circulação de pessoas nas ruas após determinada hora. Em Fortaleza, o primeiro toque de recolher compreendeu período de 22h às 5h. Na entanto, desde a última semana, o toque de recolher foi ampliado para, na semana, ocorrer entre 20h e 5h.

Lockdown

A palavra em inglês traduzida para o português significa confinamento. O protocolo impede a circulação de pessoas e bloqueia o funcionamento de regiões. Também usado para proteger pessoas e sistemas de ameaças externas. Neste período pandêmico, proteção contra o novo coronavírus. 

No Ceará, o termo utilizado pelo Estado e que chega mais próximo da expressão é: isolamento social rígido, medida adotada para frear o avanço da Covid-19 no território cearense.

Nesta quarta-feira, 3, o Governador Camilo Santana (PT), ao lado do secretário da Saúde, Dr. Cabeto, e do prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou 14 dias de isolamento social rígido a partir desta sexta-feira, 5. Com as restrições, veja o que pode e o que não pode funcionar em Fortaleza.

(Fontes: Michaelis Online/ Portal Justiça Brasil)

Lockdown em Fortaleza

Fortaleza entrou em 14 dias de lockdown a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03). Na quinta, 4, o decreto com as regras sobre o que funciona na Cidade foi divulgado. O isolamento social rígido vale a partir de sexta-feira, 5 de março (05/03) até 18 de março (18/03).

Veja as regras para as várias atividades:

Entenda o novo lockdown decretado em Fortaleza

O lockdown em Fortaleza começa a partir da meia-noite (0 hora) de sexta-feira, 5. É a segunda vez que o confinamento é adotado na capital cearense. A medida foi anunciada na noite de quarta-feira, 4, em pronunciamento nas redes sociais, pelo governador Camilo Santana (PT) ao lado de José Sarto (PDT), prefeito da cidade, e do secretário da Saúde do Estado, Dr. Cabeto.

No novo decreto, os setores da indústria e da construção civil foram considerados essenciais pelo Governo do Estado e, portanto, não devem ter as atividades interrompidas. Durante o período, a serem mantidas as regras anteriores, academias e igrejas não podem abrir ao público. Serviços e estabelecimentos poderão funcionar desde que exclusivamente por serviço de entrega, inclusive por aplicativo.

A medida ocorre após a imposição de dois toques de recolher. O primeiro limitou a circulação entre 22h e 5 h em todo o Estado. Depois, as autoridades estaduais ampliaram a restrição para o período de 20h às 5h, durante a semana. Aos fins de semana, a proibição começava mais cedo.

Apesar do lockdown em Fortaleza, também adotado por outros municípios, todo o Estado segue sob o decreto que impõe toque de recolher, reduz o horário de funcionamento de estabelecimentos e limita a circulação nos espaços públicos.

Vídeos sobre o lockdown em Fortaleza

Mais sobre lockdown

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

O QUE SIGNIFICA ISOLAMENTO LOCKDOWN QUARENTENA TOQUE DE RECOLHER PANDEMIA DA COVID-19 COVID1-9 NO CEARÁ COVID-19 EM FORTALEZA

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar