Rio: Marinha mantém buscas à embarcação com cinco tripulantes que navegava em direção ao Ceará

Tripulação chegou a mandar um pedido de socorro à Marinha no último sábado, 30. Nas buscas, estão sendo utilizados navio-patrulha e duas aeronaves para tentar localizar lancha "O Maestro"

As buscas pelos cinco ocupantes da embarcação "O Maestro", que zarpou do Rio de Janeiro em direção ao Ceará, continuam já pelo terceiro dia consecutivo. Eles chegaram a mandar um pedido de socorro à Marinha no último sábado, 30. De acordo com o comando do 1º Distrito Naval, os trabalhos estão sendo feitos com a utilização do navio patrulha Macaé, de uma aeronave Sea Hawk (SH-16) e de uma aeronave P-95 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de embarcações civis e aeronaves que trafegam naquela área.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Leia Também | Homem está desaparecido após pegar embarcação no Rio de Janeiro para Fortaleza

O comando do 1º Distrito Naval afirmou que as buscas começaram no dia 31, domingo, logo após tomar conhecimento do suposto naufrágio da lancha, no litoral norte do Rio de Janeiro, nas proximidades do Farol de São Tomé. “As buscas seguem padrões técnicos e consideram os efeitos de correntes de deriva e ventos observados na área. Nos esforços realizados até o presente momento, não foram encontrados indícios que pudessem contribuir para a localização da embarcação e de seus ocupantes”, completou.

O Salvamar Sueste, que é responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) na região, emitiu Aviso aos Navegantes e ampliou a divulgação por rádio, sobre as buscas dos cinco ocupantes de O Maestro. A intenção é alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas para tentar conseguir mais informações que possam auxiliar nas buscas.

O 1º Distrito Naval avisou também sobre o desaparecimento da embarcação às empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região informando as características de O Maestro. Para os dias 30 e 31 havia a possibilidade de ventos fortes naquela região.

A lancha foi comprada pelo empresário Ricardo José Kirst, que planejou a viagem para levar a embarcação do Rio para Fortaleza, onde mora. Além dele, estão desaparecidos Domingos Ribeiro também empresário, o pescador Wilson Martins, o mecânico José Cláudio de Souza e Gilson Ambrósio.

De acordo com a filha do mecânico José Cláudio, Aline Vieira, a família em Fortaleza está mantendo o contato com a Marinha para saber sobre as buscas. "Passamos a manhã lá, estamos cansadas de esperar. Eu e minha mãe estamos muito aflitas e cansadas" relata. 

Em nota, a Marinha do Brasil informou que está em contato permanente com os familiares dos tripulantes. “Representantes das famílias receberam, hoje (02FEV), na Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), todas as informações sobre o andamento das buscas e conheceram detalhes sobre os meios navais e aéreos nelas empregados”, disse o órgão. 

Confira a nota na íntegra

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN), informa que iniciou, no dia 31JAN, as buscas pelos cinco ocupantes da embarcação "O Maestro", imediatamente após tomar conhecimento do seu suposto naufrágio, no litoral norte do Rio de Janeiro, nas proximidades do Farol de São Tomé.

O Com1ºDN ressalta que as buscas permanecem em curso pelo terceiro dia consecutivo, com emprego do Navio-Patrulha “Macaé”, uma aeronave Sea Hawk (SH-16) e uma aeronave P-95 da Força Aérea Brasileira (FAB), além de embarcações civis e aeronaves que trafegam naquela área. As buscas seguem padrões técnicos e consideram os efeitos de correntes de deriva e ventos observados na área. Nos esforços realizados até o presente momento, não foram encontrados indícios que pudessem contribuir para a localização da embarcação e de seus ocupantes.

Com o propósito de obter mais informações que pudessem auxiliar nas buscas, o Salvamar Sueste, estrutura orgânica responsável por Operações de Busca e Salvamento (SAR) nesta região, emitiu Aviso aos Navegantes, dando ampla divulgação por Rádio, com o objetivo de alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas. Além disso, empresas civis que operam regularmente helicópteros e navios na região foram avisados do desaparecimento da embarcação “O Maestro” e das suas características. Ressalta-se que havia a possibilidade de ventos fortes naquela região nos dias 30 e 31 de janeiro.

O Com1ºDN esclarece que está em contato permanente com os familiares dos tripulantes. Além disso, representantes das famílias receberam, hoje (02FEV), na Capitania dos Portos do Ceará (CPCE), todas as informações sobre o andamento das buscas e conheceram detalhes sobre os meios navais e aéreos nelas empregados.

Cabe ressaltar que a Marinha incentiva e considera importante a participação da comunidade,
que pode ser feita pelos telefones 185 (número para emergências marítimas e pedidos de auxílio), (21) 2104-6119 ou (21) 97515-789, do Com1ºDN, e o (22) 2741-4807 (diretamente com a Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, para outros assuntos, inclusive denúncias).

Confira imagens dos meios operativos que realizam as buscas:

Navio-Patrulha “Macaé”

Navio-Patrulha "Macaé"
Navio-Patrulha "Macaé" (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Aeronave “SH16” da Marinha do Brasil

.
. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

Aeronave de Patrulha P-3 AM da Força Aérea Brasileira

.
. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)

 

(com agência Brasil)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Geral rio Embarcação O Maestro Marinha Tripulantes

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar