Logo O POVO+

Jornalismo, cultura e histórias em um só multistreaming.

Participamos do

Rio de água cristalina enche após chuva e imagem viraliza na internet

O local de aparência paradisíaca é o rio do Olho D'água, que fica no município de Jardim, a 217 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A cidade fica em uma região conhecida pelos rios de águas cristalinas

Uma trilha em Mato Grosso do Sul ficou submersa após intensas chuvas e viralizou na internet pela aparência paradisíaca. O local é o rio do Olho D'água, que fica no município de Jardim, a 217 quilômetros de Campo Grande. A cidade fica em uma região conhecida pelos rios de águas cristalinas, de acordo com o G1.

O vídeo feito pelo fotógrafo da natureza, Fernando Maydana, mostra o fenômeno que ocorreu nessa sexta-feira, 22, na região da nascente do rio do Prata. Toda área ficou submersa e mesmo com tanta chuva, a água continuou transparente.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Recanto Ecológico Rio da Prata (@recantoecologicoriodaprata)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo Maydana, o rio da Prata que fica nas proximidades encheu, e fez com que o rio Olho D'água formasse uma espécie de represa de águas cristalinas. O fotógrafo ainda reforça que o fenômeno acontece anualmente e atrai muitos turistas por conta das belas imagens. "Parece um passeio no céu", descreveu ao portal G1.

O local que aparece nas imagens é conhecido como o "Deck do Vulcão". O perfil oficial do recanto ecológico onde está localizado o ambiente explicou a ocorrência do fenômeno. Antes das cheias, os turistas faziam o percurso caminhando, mas agora o passeio só pode ser realizado por meio de mergulho.

O novo cenário aquático é proporcionado devido ao reflexo da mata ciliar conservada e por estar dentro de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), um tipo de unidade de conservação. Quando chove muito, o rio da Prata enche, ocasionando o represamento e aumentando assim o nível de água do rio Olho D'Água. 

"Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D'água permaneceu tão transparente", explicou a administração do recanto. Essa foi a terceira vez que esse fenômeno aconteceu.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar