Participamos do

Coronavírus, eleições, exercícios em casa e BBB: confira o que o brasileiro mais pesquisou no Google em 2020

A pandemia mudou a forma como os brasileiro pesquisaram esse ano. Dúvidas sobre o coronavírus e dicas de como usar o tempo em casa estiveram entre os assuntos mais buscados

2020 foi um ano atípico para mundo e isso refletiu sobre as buscas mais feitas no Google. A plataforma disponibilizou as listas das pesquisas feitas este ano que tiveram maior aumento em comparação com o ano anterior. No Brasil, assim como no mundo, a pandemia de coronavírus foi o assunto mais pesquisado, junto de suas variações e novos termos que tivemos que aprender para lidar com a Covid-19.

Na seção de "o que é", o brasileiro quis saber o que significava as palavras lockdown, quarentena, pandemia e o próprio coronavírus. Precisar ficar em casa, para evitar a propagação do vírus, também mudou os interesses de como gastar o tempo sem poder sair do lar. Fazer exercícios em casa, produzir as próprias máscaras, tirar fotos ou criar uma horta lideraram as buscas.

Já para quem queria aprender algo novo, as buscas também tiveram destaque para "como fazer máscara de tecido?" em primeiro lugar, seguido por "como fazer álcool gel?", além de como fazer o Cadastro Único para receber o auxílio emergencial, que foi o segundo lugar nas buscas do ano pelo brasileiro. O volume de pesquisas teve vários picos entre abril e outubro. Isso pode ser explicado porque, só no mês de dezembro, mais de 16 milhões de pessoas cadastradas no programa foram consideradas elegíveis e deverão receber, no total, R$ 4,2 bilhões.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

LEIA MAIS: Caixa inicia hoje pagamento do último ciclo do auxílio emergencial

Falando em aproveitar o tempo, o brasileiro também pesquisou sobre como se lançar em coisas novas, como aprender a tocar violão, a desenhar, a costurar, além de novos idiomas, entre eles, espanhol, italiano, coreano, inglês e francês. Passar o tempo cozinhando também foi algo muito pesquisado, com grande destaque para fazer o próprio pão. "Pão caseiro", "pão doce" e pão recheado" estão no top 5 das receitas mais procuradas pelo brasileiro em 2020, junto de brigadeiro de colher e bolo de cenoura.

Entretenimento e consumo

 

Ficar em casa também mudou a forma como as pessoas consumiram o entretenimento, especialmente na TV. A pergunta mais feita foi "quem matou Max?". O mistério sobre a morte do personagem esquentou a última semana da novela Avenida Brasil, que foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em abril deste ano. A trama original foi transmitida em 2012, mas oito anos depois, o sucesso foi garantido para saber quem matou o amante da Carminha. Acompanhando a novela, o segredo só foi contato no último capítulo, quando a vilã confessou o crime.

A segunda pergunta mais feita também envolveu o entretenimento na TV aberta. O Big Brother Brasil se manteve em diversas buscas dos brasileiros. "Quem sai do BBB?" e "quem ganhou o BBB?" tiveram destaque entre as perguntas mais feitas ao Google em 2020. O assunto também garantiu que o reality estivesse em 5º lugar nas buscas do ano. As novelas Bom Sucesso e Amor de Mãe, ambas exibidas na TV aberta, também foram muito procuradas.

Mortes

 

Na parte cinematográfica, o maior número de buscas aconteceu por um motivo triste: a morte precoce do ator Chadwick Boseman, astro de 'Pantera Negra', aos 43 anos. O auge das buscas aconteceu na semana do dia 28 de agosto, quando o ator morreu após lutar contra câncer de cólon desde 2016.

Em um ano marcado por milhões de mortes pela pandemia de Covid-19, os brasileiros sentiram com a perda também de personalidades. A partida do jogador argentino Diego Maradona liderou a lista, seguido pela morte de Tom Veiga, o interprete do Louro José, no programa Mais Você. A morte do jogador de basquete Kobe Bryant, da atriz Naya Rivera e do ator Flávio Migliaccio também tiveram destaque nas buscas.

Serviço de streaming

 

Nas séries, o serviço de streming Netflix emplacou sucessos e teve suas séries muito procuradas. Sem cinemas abertos pela pandemia, o recursos foi muito usado. A série mais buscada foi The Witcher, que tem como protagonista o ator Henry Cavill; seguido por Cobra Kai, baseada no primeiro filme da trilogia Karate Kid . Em terceiro lugar, ficou Anne with E, cancelada pela plataforma este ano. Também da Netflix, a série Elite aparece como uma das mais procuradas. Apenas Manifest, em quarto lugar, disponível na Globo Play, está entre as cinco mais buscadas e não é da Netflix.

Nos games, o destaque ficou com a febre do jogo Among Us, seguido por Valorant e Fall Guys. Já nos esportes, a Copa do Brasil foi o assunto mais pesquisado, junto do Brasileirão, do NBA, do campeonato paulista e da Champions League.

LEIA MAIS: Sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões tem duelo entre Barcelona e PSG

Ano de eleição

 

2020 também foi marcado por ser ano de eleição no Brasil e nos Estados Unidos. Os termos foram destaque em diversas categorias, até entre as buscas do ano. "Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos?" e "Como justificar o voto? foram uma das questões mais buscadas.

LEIA MAIS: Eleições: Biden derrota Trump e se torna o próximo presidente dos EUA

Os brasileiros também quiseram saber mais sobre Donald Trump e Joe Biden, candidatos na campanha presidencial estadunidense. Os dois aparecem entre as personalidades mais procuradas pelos brasileiros, junto do ex ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro e o ditador norte coreano, Kim Jong Um.

Confira alguma das categorias dos mais pesquisados no Google 2020:

Buscas do ano

1) Coronavírus
2) Auxílio emergencial
3) Eleições 2020
4) Eleições EUA
5) BBB 2020
6) Copa do Brasil
7) Google Classroom
8) Flamengo x São Paulo
9) Classificação Brasileirão série A
10) NBA

O que é

1) O que é lockdown?
2) O que é quarentena?
3) O que é pandemia?
4) O que é cadastro único?
5) O que é coronavírus?
6) O que é fascismo?
7) O que é Pix?
8) O que é yuzu?
9) O que é sororidade?
10) O que é Conar?

Acontecimentos

1) Coronavírus
2) Eleições 2020
3) Eleições EUA
4) Caso Mariana Ferrer
5) Nota de 200 reais
6) Nuvem de gafanhotos
7) Caso Padre Robson
8) Greve dos Correios
9) Explosão em Beirute
10) Morte de George Floyd

Como fazer

1) Como fazer máscara de tecido?
2) Como fazer álcool gel?
3) Como fazer o cadastro único?
4) Como fazer avatar no Facebook?
5) Como fazer o cadastro do auxílio emergencial?
6) Como fazer que as pessoas gostem de mim?
7) Como fazer dueto no TikTok?
8) Como fazer tie dye?
9) Como fazer live no Instagram?
10) Como fazer transferência pelo Pix?

Perguntas

1) Quem matou Max?
2) Quem sai do BBB?
3) Quem ganhou o BBB?
4) Quem ganhou as eleições nos Estados Unidos?
5) Como justificar o voto?
6) O que é lockdown?
7) O que é pandemia?
8) Como saber meu número?
9) Quantos casos de coronavirus há no Brasil?
10) Como fazer máscara de tecido?

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar